É mais fácil realizar uma curva quando a aceleração centrípeta é maior ou menor? Dúvida que tive agora, gostaria de uma explicação.
Respostas
Oi, oi. Td bom?
Então, nós vamos analisar um caso em que a velocidade não atinja um estado crítico, ou seja, não seja grande o bastante para o coeficiente de atrito estático não ser o suficiente para que não haja deslizamentos.
Nesse caso, não haverão movimentos radiais, apenas tangenciais, ou seja, o objeto apenas se moverá dentro da circunferência da curva. Sendo assim, a força resultante centrípeta será a mesma que as forças de escape. Agora vamos à formula:
Analisando a fórmula, sabemos que quanto maior a velocidade, maior será a aceleração centrípeta e, por consequência, maior a força resultante centrípeta. Se não há movimentos radiais, a força que o motor do carro, por exemplo, faz em uma curva aumentará para conseguir fazê-la. Lembrando que a velocidade não será alta o suficiente para fazer o carro deslizar/sair da curva.
Resumindo: A força aumenta em função da velocidade, portanto, em função da aceleração, sendo mais difícil fazer uma curva.
Segue o mesmo raciocínio de um peso sendo girado por uma corda. Quanto mais rápida é a velocidade, maior a força de tração para segurar o objeto, até que chegue em um momento em que a corda arrebente.
Espero ter ajudado :)
Se não ficou claro, pode comentar