Respostas
Resposta:
a) isótopos
b) isótonos
c) isobáros
d) isótopos
e) isótonos
f) isótonos
g) isótopos
h) isótopos
Explicação:
Olá, vamos lá. Aqui devemos lembrar que o número de massa de um átomo é igual a soma de seu número atômico, mais o número de neutrons:
A=Z+N
No primeiro caso, não precisamos usar a fórmula, pois vemos que ambos os compostos tem o mesmo número atômico, logo, são isótopos.
No segundo caso, vamos usar:
A=Z+N
para o nitrogênio 14=7+N, N=7. Agora, para o boro 12=5+N, N=7. Como eles possuem o mesmo número de neutrons, eles são isótonos.
No terceiro caso vemos que Ag e Pt, possuem o mesmo número de massa 107. Assim, podemos falar que eles são isobáros.
No quarto caso, vemos que ambos apresentam o mesmo número atômico 6, logo eles são isótopos.
Na letra "e" voltamos a usar a fórmula A=Z+N. Assim, para o Mg 24=12+N, N=12. Para Na 23=11+N, N=12. Logo, como eles tem o mesmo número de neutrons, eles são isótonos.
Na letra "f" temos a mesma situação, para Cl 37=17+N, N=20 e para Ca 40=20+N, N=20. Logo, eles são isótonos.
Na letra "h" temos o caso de um ion, aqui vamos ter que nos atentar que o número atômico é igual ao número de eletrons. Além disso, a carga negativa significativa que esse elemento ganhou elétrons. No caso do N, normalmente ele teria 7 eletrons, mas ganhou 3, então seu número atômico é Z=7+3, Z=10. Mesma coisa com o O, ele tinha 8, mas ganhou dois, logo Z=10. Assim, vemos que eles são isótopos.
Na última, ou seja, na alternativa "g", vemos que Na perdeu 1 elétron, logo Z=11-1=10. O oxigênio repete a situação anterior, Z=10. Assim, vemos que todos os compostos são isótopos.