Esse fórum objetiva promover o debate em relação a questões que envolvem a vida em sociedade e a importância da pesquisa e do conhecimento científico no nosso cotidiano. Falaremos sobre a importância de buscar informações verdadeiras no contexto eleitoral: As eleições estão carregadas com as mais distintas expectativas. Para analistas e formuladores de políticas públicas, uma das maiores preocupações em relação às campanhas eleitorais está relacionada à elaboração de possíveis estratégias para combater as fake news nas eleições. Os dualismos são tantos que o assunto se torna um prato cheio para a mídia e para as redes sociais, que inundam os meios com conteúdos dúbios para continuar alimentando a chama da discórdia. Dentre as muitas mentiras divulgadas em torno das eleições, uma delas gira em torno do uso das urnas eletrônicas. O seu uso foi adotado a partir do ano de 1996 e baixou a taxa dos votos inválidos que chegava a 40% para cerca de 7%. É importante frisar também que até hoje não se identificou caso de fraude com o uso das urnas eletrônicas. Ao longo da disciplina de Metodologia Científica é possível perceber a importância da realização de pesquisas para a construção do conhecimento e para a verificação das fontes utilizadas. A produção do conhecimento deve ser sempre subsidiada por pesquisas e verificações sistemáticas. Da mesma forma acontece com as informações que recebemos no nosso cotidiano. Assim, vamos refletir a respeito da importância de buscar informações verdadeiras a respeito das eleições. Você vai perceber como essas questões estão diretamente ligadas à nossa prática profissional e às relações que estabelecemos no nosso dia-a-dia. Como subsídio teórico utilize o seguinte texto: “Fake news em 2022: informações falsas podem impactar as eleições presidenciais”. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/fake-news-em-2022-informacoes-falsas-podem-impactar-as-eleicoes-presidenciais Acesso em 01 ago. 2022. Ouça também o seguinte Podcast: “Urna eletrônica: uma história de inclusão”.
Respostas
Resposta:
Em nossa sociedade, as Fake News são um fenômeno difícil de ser controlado, principalmente quando praticada por páginas ou usuários que fazem parte de meios informativos. Em síntese trata-se de mentiras que possuem certo caracter informativo com o principal intuito de enganar a sociedade. A livre circulação de ideias de seus mentores passam a se contaminarem nas redes socias de forma rápida. E sempre as Fake News seguem a mesma “receita de bolo”, com títulos informativos em caixa alta, com vídeos e áudios de baixa qualidade, tudo sempre feito de formas mais simples possíveis para atrair a atenção das pessoas para o assunto sugerido. Um grande exemplo que temos sobre o efeito da Fake News ocorreu durante as eleições de 2018, afetando em todos campos de candidaturas. Neste período as Fake News aumentaram de formas extremas, tanto que o caso causa polêmicas até hoje. Por se tratar de um tema relativamente novo e que vem ganhando grandes proporções com o passar dos anos, a Fake News tem feito com que todos os países, principalmente os de regime democrático, venham a intensificar suas defesas contra esse perigo.
Explicação:
Resposta:
Com tudo as tecnologias digitais estabelecem uma espécie de bolha ideológica, as notícias falsas que colocam nas mídias durante as campanhas eleitoral, podem influenciar na escolha dos eleitores, mais com base nas emoções do que em argumentos racionais pois os fake news, além de terem um profundo impacto na política, ainda mexem com “os nossos relacionamentos interpessoais” temos que tomar um grande cuidado ao receber uma notícia se é verídica e se procede para não sermos enganados.
Explicação: