• Matéria: Pedagogia
  • Autor: gabrielabbss
  • Perguntado 3 anos atrás

"O ato de dirigir envolve um complexo processo de interação das funções psicológicas e cognitivas. Os motoristas estão expostos no trânsito a fatores de risco, e conduzir um veículo envolve memória, atenção, tomada de decisões em um ambiente repleto de informações, como tráfego de pedestres, de outros veículos, diversidade de sons e imagens. A multiplicidade de fatores envolvidos no ato de dirigir influenciam o comportamento dos indivíduos e, consequentemente, sua forma de conduzir um veículo. Uma causa relevante, apontada na ocorrência de acidentes de trânsito, refere-se ao comportamento dos condutores. O fator humano é, muitas vezes, considerado o principal responsável por eles (Rozestraten, 1988)" (BALBINOTTI, ZARO, TIMM, 2011, p. 14).

Como exposto no texto acima, um fator importante dentre os muitos envolvidos no ato de dirigir é a atenção. Discutimos a existência de diferentes tipos de atenção, os quais são objeto de estudo da Psicologia Cognitiva: alerta, dividida ou difusa, seletiva ou concentrada, e sustentada.

A partir do que foi discutido, avalie os exemplos a seguir enquanto corretas ilustrações dos quatro tipos de atenção:

I - Perceber que há um veículo tentando ultrapassar o carro que você está dirigindo é uma correta ilustração da atenção em seu estado de alerta.

II - Estacionar e dirigir em alta velocidade com o rádio ligado são exemplos do uso da atenção dividida.

III - A Lei Nacional do Trânsito proíbe dirigir falando ao celular. Este é um exemplo coerente com o uso da atenção seletiva.

IV - A atenção ao semáforo enquanto conduzimos o carro no trânsito da cidade ilustra a atenção do tipo sustentada.

Assinale a opção que envolve as alternativas CORRETAS:

II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.

Respostas

respondido por: vagneramplifacu
2

Resposta: I e III

Explicação: Corrigido pelo AVA

Perguntas similares