De acordo com suas características, os textos podem ser, segundo alguns autores, de cinco tipos. O tipo textual é verificado pela predominância de determinadas composições linguísticas, como as estruturas sintáticas, os tempos e modos verbais, as classes gramaticais, as combinações linguísticas, entre outros. A seguir, constam trechos de textos e a identificação correta de seus respectivos tipos textuais, exceto em:
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
Na realidade esse texto é do tipo injuntivo.
Resposta:
C.
c) “Receita de brigadeiro caseiro: em uma panela, coloque a manteiga, o leite condensado e o chocolate em pó. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até tudo se desprender do fundo da panela (o tempo corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado e deixe esfriar.” (Tipo expositivo).
O exemplo consiste em um texto do tipo injuntivo, que se caracteriza pelo encadeamento de ideias com a finalidade de persuadir o destinatário a praticar atos ou ter atitudes.
Uma de suas características é o emprego do imperativo. Um texto expositivo, por sua vez, também denominado dissertativo-expositivo, objetiva passar uma informação tida como verdade absoluta, como comprovada.
Explicação: