Nas situações cotidianas de comunicação oral, quem fala precisa planejar e produzir seu texto quase simultaneamente; não há tempo para pensar antes de definir o que dizer. Por isso, na conversa, são comuns as hesitações, as pausas, as autocorreções. É como se o “rascunho” saísse junto com o texto. Nessas circunstâncias, levar em conta o contexto é fundamental: o que tenho a dizer? Posso dizer agora? Em que ambiente ocorre a comunicação? Quem são meus interlocutores? O que eles sabem, do que eles gostam? O que eles pensam de mim? Que tipo de relação existe entre nós (intimidade, inimizade, distanciamento)? Que lugar social cada um de nós ocupa (pai/filho, professor/aluno, patrão/empregado, vendedor/comprador, namorado/namorada)? Que expectativa e que disposição têm meus interlocutores quanto à minha participação nessa conversa? A percepção do locutor sobre o contexto é que o guia na produção de sua fala. Mas o contexto é dinâmico, muda no decorrer da interação. Por isso o falante fica atento aos sinais que pode captar: estão entendendo? Estão gostando? Devo continuar? Devo insistir em tal opinião? Devo parar? Cada uma dessas questões pode ser destacada e trabalhada especificamente na escola, desde a Educação Infantil e o Ciclo de Alfabetização. O professor provoca a tomada de decisões coletivas, escreve no quadro o que os alunos propõem, compartilhando com eles as alterações necessárias, depois relê e avalia o texto junto com eles, para fazer a reescrita. Um convite para uma festa escolar, uma homenagem às mães, uma solicitação à diretoria – tudo isso pode ser objeto de escrita coletiva na sala de aula. Apresente em poucas linhas a sua posição sobre o tema. FÓRUM I – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEX
Respostas
A interação dinâmica em sala de aula ou em ambientes informais faz parte das características da textualidade oral. Ela é altamente baseada em contexto, porque tem um caráter dialógico (é uma conversa). Também é polissêmica (envolve várias linguagens simultaneamente).
Textualidade oral e construção coletiva
Entre os parâmetros para compreender o ato comunicacional estão o caráter dialógico e o tempo em que o feedback acontece.
- Uma conversa é dialógica com feedback imediato.
- Uma troca de cartas é dialógica com feedback mais longo.
- Um texto escrito por um autor do século XV não é dialógico.
Os diferentes componentes do ato comunicacional ajudam a definir sua finalidade. No caso do texto oral construído coletivamente em sala de aula, o ingrediente da socialização é parte fundamental da experiência didática. Já um texto bibliográfico usado como referência tem um tempo diferente.
Continue aprendendo sobre oralidade aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/14662622
#SPJ1
Resposta:
Para o ser humano se relacionar com outras pessoas ele precisa da comunicação oral,saber se comunicar com quem for e em qualquer lugar contribui para um bom desenvolvimento pessoal e para uma boa formação profissional, é poder se expressar através da palavra e da escrita fazendo com que as pessoas compreendam a mensagem que está sendo transmitida
Explicação: Atividade enviada em forum