Em julho de 2015, entraram em vigor as novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre a execução de partos por cesarianas nos planos de saúde. A medida restringe as cesarianas agendadas com antecedência, visando reduzir a frequência desse tipo de procedimento.
Com base nos seus conhecimentos em Análise Crítica do Discurso e nos estágios propostos para a análise, esboce uma análise a respeito dessa
Respostas
Resposta:O primeiro passo seria identificar se a questão do parto constitui um problema social em si ou integra um problema social maior – o conflito entre as redes pública e privada de saúde, por exemplo.
Depois disso, devem ser analisadas:
▪ a rede de práticas no qual está inserido (a dominância do discurso da ciência sobre os outros; a autonomia, reforçada ou rejeitada, da mulher sobre o próprio corpo);
▪ as relações de semiose com outros elementos envolvidos (o que é o parto? quem tem direito a escolher o parto?);
▪ o discurso em si (para isso, seria necessário recorrer a textos que trouxessem à tona a discussão sobre o assunto, destacando as interações que ocorrem entre os diversos discursos ali presentes).
A análise deve apontar se a rede de práticas constitui um problema e indicar maneiras possíveis para superar os obstáculos identificados.
Explicação: