• Matéria: Português
  • Autor: vivianefuris
  • Perguntado 3 anos atrás

Tomando como base o que se estuda sobre as diversas experiências de leitura e sobre como se dá cada resultado advindo dessas experiências, bem como as reflexões que se pode traçar nesse contexto, considere o excerto a seguir:

Podemos assinalar, junto à reflexão de Jouve (2002), que, na leitura, se o sujeito procura na experiência do ler a sua semelhança, ele tem o objetivo de se confirmar, de encontrar no escritor um par para o pensamento. Então, ele gostaria de achar no texto algo que confirme o que ele pensa sobre a vida e sobre o mundo. Essa forma de leitura estaria mais ligada a textos teóricos e a best-sellers. Esses textos estão vinculados a um público preestabelecido e que se unifica em torno de ideias e pensamentos semelhantes. Todavia, quando o sujeito depara com uma diferença, ele é convidado a entrar em um campo experiencial que lhe possibilita um distanciamento de si, proveniente da vivência do pensamento de outrem, para, depois desse primeiro momento, retornar sobre si. Esse movimento o ajuda não a confirmar o que ele era, mas sim a entender o que ele veio a ser. A possibilidade da mudança subjetiva decorre desse movimento que atravessa o distanciamento, ao se aproximar da palavra do outro, para chegar a um retorno sobre si mesmo, possibilitando questionar o que se é (ALMEIDA, 2014, p.154-155).



Fonte: ALMEIDA, L. P. de. A experiência total da leitura literária. Arquivos Brasileiros de Psicologia, nº 66. Rio de Janeiro, 2014.



Refletindo sobre as considerações do autor, que discute as experiências de leitura, analise as alternativas a seguir e assinale a que é coerente com esse contexto:

a.
Os textos que possuem contraposição de ideias em relação às vivências dos leitores, pelo princípio de alteridade, permitem um olhar para o mundo por um prisma diferente.

b.
Não é possível ter uma experiência de leitura válida em determinadas obras, porque é necessário que o leitor concorde e se sinta confortável com o que o autor propõe na obra.

c.
É importante que os leitores escolham apenas as obras que são veiculadas ideias, reflexões e conhecimentos que já fazem parte de seu universo.

d.
O leitor só terá uma experiência verdadeira de leitura se escolher obras teóricas e best-sellers, porque essas costumam direcionar o público para um caminho pré-definido.

e.
O autor faz uma crítica aos best-sellers por não provocarem grandes reflexões na experiência de leitura e por agradarem apenas uma parcela de leitores.

Respostas

respondido por: mayracarolineadv
3

Resposta:

ALTERNATIVA A

Os textos que possuem contraposição de ideias em relação às vivências dos leitores, pelo princípio de alteridade, permitem um olhar para o mundo por um prisma diferente.

Explicação:

Fiz no AVA e acertei

Perguntas similares