)
A existência de condutas humanas desviadas da norma socialmente aceita, atualmente caracterizadas como crimes, remonta aos primórdios da humanidade. E como o crime sempre existiu, é evidente que a investigação criminal também representa uma atividade milenar.
A própria Bíblia, em Gênesis 4:8, ilustra o que teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade:
“[...] 8. Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.
Então o Senhor perguntou a Caim: “Onde está seu irmão, Abel?”. Respondeu ele: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?”.
Disse o Senhor: “O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando”.
Como se vê, não apenas o crime, mas a investigação criminal vem representada no referido livro. A partir disso, se pode ter uma ideia sobre a importância da investigação da criminalidade para o controle fenômeno delitivo, atividade essa que vem sendo exercida desde que surgiu a vida em sociedade.
A Criminologia é uma importante ciência penal, auxiliando no controle e na prevenção à criminalidade. Sobre ela, assinale abaixo a alternativa correta:
Alternativas:
a)
É a ciência do “dever ser”, apresentando-se apenas de forma conceitual e teórica, e ocupando-se do delito enquanto norma social.
b)
É a ciência do “dever ser”, sendo conceituada como uma ciência autônoma, empírica e interdisciplinar, que se ocupa das causas e consequências da criminalidade.
c)
É a ciência do “ser”, preocupando-se em analisar o delito como fato social e investigando as causas e consequências da criminalidade, tanto a nível individual, quanto a nível social.
d)
É a ciência do “ser”, podendo ser entendida como uma disciplina empírica e interdisciplinar, que se dedica a estudar as causas biológicas e psicológicas da criminalidade.
e)
É uma ciência auxiliar do Direito, que fornece os conhecimentos necessários para que jurista possa compreender o fenômeno criminal em toda a sua complexidade.
Respostas
Resposta:
c) É a ciência do “ser”, preocupando-se em analisar o delito como fato social e investigando as causas e consequências da criminalidade, tanto a nível individual, quanto a nível social.
Corrigido pelo AVA
A criminologia pode ser considerada a ciência empírica do “ser”, já que tem como preocupação a análise do delito como fato social e a investigação das causas e consequências que a criminalidade gera, tanto a nível individual, quanto a nível social. Sendo assim, a alternativa correta é a letra C.
Qual a importância da criminologia para resolução de crimes?
A criminologia é importante porque atua diretamente na observação não só do fato ocorrido, ou seja, o crime, mas também nas consequências e nas motivações por trás dele, e isso pode ser importante para resolução e prevenção de crimes.
Saiba mais sobre criminologia:
https://brainly.com.br/tarefa/52611689
#SPJ5