Situação-problema A Unidade Básica de Saúde (UBS) de uma cidade no interior do Rio de Janeiro atende vários usuários e possui agendamento de consultas médicas diariamente, além de contar também com disponibilidade para dois atendimentos adicionais quando necessário. Nesta última semana, durante o atendimento diário da UBS, a técnica de enfermagem Evelin estava no balcão realizando o primeiro contato com os pacientes que chegavam na unidade por demanda espontânea e recepcionou uma paciente que lhe entregou uma carteira de identidade e por meio de gestos se fez entender sua deficiência auditiva. Sem saber lidar com essa situação, ela chamou a enfermeira. Roberta é enfermeira dessa UBS e chegou para tentar auxiliá-la. Perceberam também que a usuária não sabia escrever e que, aparentemente, apresentava uma dor abdominal. Diante da situação, a enfermeira priorizou seu atendimento, entretanto, os demais pacientes expressaram indignação e causaram um ligeiro tumulto. Reflita sobre essa situação e uma possível conduta para este caso: 1) Diante desta situação, qual seria sua conduta enquanto enfermeiro(a)? Considere a Lei 13.146 de 6 de julho de 2015 para responder ao questionamento. ❖ Aproveite a ocasião para se posicionar quanto à intolerância e falta de empatia descrita da situação-problema.
Respostas
Resposta:
A falta de empatia do ser humano cada dia aumenta mais devido cada dia querer ter prioridade e esquecer que tem outras situações,doenças piores ,porém não sabem entender a situação do outro ,devido a muitos problemas financeiros,doenças ,e como eu disse todos serão atendidos e no final gentileza,gera gentileza
A paciente que chegou na UBS na situação descrita, é uma paciente com prioridade de atendimento, visto que é um pessoa com deficiência. O enfermeiro deveria atender esta pessoa de forma prioritária, além disso poderiam ser inseridas atividades educativas sobre este tema na UBS.
Prioridade dos indivíduos com deficiência:
Como enfermeiro é importante lembrar aos outros pacientes que estavam esperando atendimento na UBS que pacientes com deficiência devem ser atendidos de maneira prioritária, sobretudo no que diz respeito a prestação de serviços de atendimento médico e em atendimentos de serviço público.
A Lei. 13.146 informa que são consideradas pessoas com deficiência aquelas que: "tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial"
Ações educativas sobre indivíduos com necessidades especiais
Como enfermeiro, também poderiam ser realizadas na UBS atividades voltadas para uma educação para ao entedimento das necessidades e prioridades dos pacientes com deficiência e desenvolvimento de competências como a empatia, por parte dos outros pacientes que frequentam o local.
Para saber mais sobre deficiência auditiva:
https://brainly.com.br/tarefa/24184428
#SPJ2