A liderança é um fenômeno social e, como tal, trata não somente dos indivíduos, mas dos grupos e das equipes. Um líder é alguém que influencia os outros para que atinjam objetivos, sejam seus, do grupo ou da organização. Com relação ao poder, considere as seguintes afirmativas: I. Independentemente do estilo de liderança de alguém, um componente-chave da liderança eficaz se encontra no poder que o líder exerce. II. Os líderes ineficazes usam as recompensas de maneira mais controlada, sinalizando para os subordinados que o líder prevalece. III. Os gestores que dependem muito do poder coercivo tendem a se tornar líderes ineficazes e, algumas vezes, chegam a ser despedidos. IV. O poder de especialista é mais bem empregado como uma forma de imposição de poder, já que ele é originando pelo conhecimento especializado. V. O poder de referência é mais informal do que os demais tipos de poder. Qual afirmativa está correta?
Respostas
Resposta:
D. Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas.
Explicação:
O poder de especialista é mais bem empregado de forma orientadora ou condutora, e não de modo arrogante e com imposição de poder.
A alternativa I está incorreta, pois o poder afeta o comportamento de outras pessoas e faz com que elas ajam de certas maneiras. A alternativa II está incorreta, pois os líderes eficazes usam seu poder de recompensa de tal forma que os subordinados realmente sentem que suas recompensas sinalizam que estão fazendo um bom trabalho e seus esforços são apreciados. A alternativa III está incorreta, pois a punição pode ter efeitos colaterais negativos, como ressentimento e retaliação, e deve ser usada apenas quando necessário. A alternativa V está incorreta, pois poder de referência é função das características pessoais de um líder. É o poder proveniente do respeito, da admiração e da lealdade dos subordinados e colegas.
Resposta:D.
Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas.
Explicação:
I. Independentemente do estilo de liderança de alguém, um componente-chave da liderança eficaz se encontra no poder que o líder exerce.
II. Os líderes ineficazes usam as recompensas de maneira mais controlada, sinalizando para os subordinados que o líder prevalece.
III. Os gestores que dependem muito do poder coercivo tendem a se tornar líderes ineficazes e, algumas vezes, chegam a ser despedidos.
IV. O poder de especialista é mais bem empregado como uma forma de imposição de poder, já que ele é originando pelo conhecimento especializado.
V. O poder de referência é mais informal do que os demais tipos de poder.