• Matéria: Saúde
  • Autor: daizabrasileirinha
  • Perguntado 3 anos atrás

1)
Proposta nas primeiras décadas do século XX, a teoria da transição demográfica foi formulada à luz da relação entre o crescimento populacional e o desenvolvimento socioeconômico. Segundo essa teoria, o desenvolvimento econômico e o processo de modernização das sociedades estariam na origem das mudanças nas taxas de natalidade e de mortalidade verificadas em países europeus, com consequentes mudanças nos ritmos de crescimento populacional.



Considerando as fases da transição demográfica, julgue as afirmativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):



( ) 1ª Fase: Período demarcado por altas taxas de natalidade e altas taxas de mortalidade, contribuindo para um tímido crescimento demográfico.

( ) 2ª Fase: Período em que se um aumento demográfico em decorrência da redução da taxa de mortalidade e manutenção da elevada taxa de natalidade.

( ) 3ª Fase: Período em que se mantêm elevadas as taxas de mortalidade e de natalidade, contribuindo para aumento do crescimento demográfico.

( ) 4ª Fase: Período em que são mantidas baixas tanto a taxa de natalidade como de mortalidade, além da elevação da expectativa de vida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas:

a)
V - V - F - V.

b)
V - F - F - V.

c)
V - V - V - F.

d)
V - V - V - V.

e)
F - V - V - V.

Respostas

respondido por: elisettetorres
0

Resposta: A) VVFV

Explicação:

A transição demográfica é definida como a mudança de uma realidade populacional com altas taxas de mortalidade e natalidade para taxas mais reduzidas e é dividida em quatro fases distintas. Pereira (2018) classifica essas fases da seguinte maneira:

1ª Fase (pré-industrial): Período demarcado por altas taxas de natalidade e altas taxas de mortalidade, contribuindo para um tímido crescimento demográfico. Essa fase é muito específica de países rurais, como os países europeus antes do processo de industrialização.

2ª Fase (intermediária de divergência dos coeficientes): Período em que se registra um aumento demográfico em decorrência da redução da taxa de mortalidade e manutenção da elevada taxa de natalidade. Essa fase demarca o desenvolvimento industrial, econômico e social das populações.

3ª Fase (intermediária de convergência dos coeficientes): Período em que se mantêm reduzidas as taxas de mortalidade e reduzem-se também as taxas de natalidade, contribuindo para uma queda do crescimento demográfico. Essa fase demarca o desenvolvimento urbano, o progresso de estratégias de produção e distribuição de alimentos, melhorias nas condições sanitárias e de habitação e erradicação de algumas doenças. Atualmente essa fase reflete a realidade do Brasil.

4ª Fase (moderna ou de pós-transição): Período em que são mantidas baixas tanto a taxa de natalidade como de mortalidade, além da elevação da expectativa de vida. Essa fase reflete um regime demográfico moderno de progresso socioeconômico, e se enquadram nesse período a maioria dos países desenvolvidos.

Perguntas similares