Frequentemente se associa à hipertensão aos distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco, como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes melittus. A classificação como hipertensão primária se refere àquela em que o diagnóstico é desconhecido e a hipertensão secundária aquela que possui uma ou mais causas conhecidas.
Doenças ocasionadas pelo aumento do cortisol levam à menor retenção de sódio e, por consequência, maior retenção de água nos rins, o que leva à diminuição da pressão arterial.
Tanto o hiperaldosteronismo quanto o feocromocitoma são condições causadoras do aumento da pressão arterial, sendo considerados causas de hipertensão secundária.
A hipertensão renal é causada por um aumento na secreção de renina, que, por sua vez, aumenta a angiotensina II, aumentando a resistência periférica e a aldosterona, ocasionando maior retenção de sódio e, consequentemente, de água.
a.
Apenas I e III
b.
Apenas I
c.
Apenas II e III
d.
Apenas III
e.
Apenas II
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
c.
Apenas II e III
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás