Sophia, bebê de oito meses de idade, sorri quando seu pai entra em seu quarto e a retira do berço, iniciando uma série de brincadeiras e afagos. Normalmente, pela manhã, ao perceber a entrada do pai, ela movimenta-se voluntariamente e costuma gargalhar, demonstrando alegria com a presença do pai. Considerando essa situação hipotética, indique a opção correta a respeito do comportamento observável descrito por Skinner:
Respostas
Resposta: letra C
Explicação:
A) Comportamentos humanos são ações involuntárias que se tornam menos prováveis de acontecer em situações que gerem consequências agradáveis.
B) As gargalhadas emitidas por Sophia constituem reforços negativos que estimulam o pai a realizar novamente as brincadeiras e os afagos.
C) A atenção, o afago e a disposição para brincar ofertadas pelo pai funcionam como reforço positivo para emissão do comportamento de sorrir por Sophia.
D) Caso Sophia levasse uma bronca decorrente do barulho de sua gargalhada, essa repreensão consistiria em punição negativa, cuja consequência provável seria a diminuição ou a interrupção do ato de gargalhar.
E) O comportamento de Sophia pode ser explicado pelos princípios básicos do condicionamento clássico.
*No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra c, qual seja: C) A atenção, o afago e a disposição para brincar ofertadas pelo pai funcionam como reforço positivo para emissão do comportamento de sorrir por Sophia.
-Isso porque o texto do enunciado diz respeito a uma criança que demonstra alegria em estar aos cuidados do pai.
Nesse sentido, pode-se observar que tal comportamento por parte da criança funcionam como uma resposta ao carinho e ao afago que o pai oferta a criança.
* espero ter ajudado!