• Matéria: História
  • Autor: deisegomes490
  • Perguntado 3 anos atrás

os lideres dos movimentos messiânicos tinham como principal objetivo esclarecer ao povo, que as desigualdades sociais ocorridos na referida República tavasse pelo fato de um grupo minanotorio estar a frente do poder por isso defendiam a volta da monarquia para o Brasil? justifique e exemplifique a sua resposta ​

Respostas

respondido por: lucianasampaiosantos
0

Resposta:

O messianismo pode ser compreendido como uma crença na vinda de um messias, que anuncia e instaura uma época de felicidade e justiça.

PUBLICIDADE

Essa ideia vincula-se a uma tradição judaico-cristã inscrita no ideal de povo escolhido e representa, em parte, àqueles movimentos populares de cunho religioso que ocorreram no Brasil nas últimas décadas do século XIX início do século XX.

Uma relação aparente que une esses movimentos, além das questões sociais, é o forte senso de coletividade, na medida em que sobrepuja as individualidades em nome do bem comum, envolvendo sempre a história e as necessidades do coletivo, na transformação da terra para todos e não para um só homem. O forte senso comunitário forma uma irmandade com leis próprias que reduzir as desigualdades.

O elemento religioso é outra característica, conectado nessas contestações sociais se encontra a questão do divino e conduz a crença em um messias, que assim como nos textos bíblicos, trará um tempo de paz e prosperidade ao povo.

O messias é alguém enviado por uma divindade para trazer a vitória do bem sobre o mal, ou pra corrigir a imperfeição do mundo, permitindo o advento do Paraíso terrestre, tratando-se, pois de um líder religioso e social.

Explicação:

Perguntas similares