Quando o particular contrata com a Administração Pública ele assume determinados riscos. A doutrina classifica em áleas, sendo elas: álea empresarial; álea administrativa; e álea econômica. Um dos riscos enfrentados é quando ocorre um ato específico do poder público, que incide diretamente no objeto principal do contrato, alterando apenas um ou alguns contratos, sendo este fato imputado ao próprio Poder Público. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o risco (álea) ao qual se refere o conceito apresentado. Alternativas: a) Força maior. b) Caso fortuito. c) Fato do príncipe. d) Teoria do príncipe. e) Fato da administração.
Respostas
Resposta:
AV2 - Licitação, Contratos e Terceirização - Respostas corretas:
Explicação:
1)
II. A Ordem dos Advogados do Brasil não precisa obrigatoriamente licitar.
IV. Os concessionários e permissionários de serviço público não precisam licitar.
b) II e IV. - ( Resposta certa)
2) e) Fato da administração. - ( Resposta certa)
3)
II. A inexigibilidade de licitação está prevista no art. 25, e o rol trazido na Lei é apenas exemplificativo, e a decisão para a contratação direta é vinculada.
III. Na licitação dispensável há possibilidade de competição que justifique a licitação; de modo que a lei faculta a dispensa, que fica inserida na competência discricionária da Administração.
IV. A licitação dispensável , na qual a decisão pela contratação direta é discricionária, está prevista no art. 24, e o seu rol é taxativo.
d) II, III e IV. - ( Resposta certa)
4) c) Fato do príncipe. - ( Resposta certa)
5) d) Teoria da imprevisão. - ( Resposta certa)
Espero ter ajudado!!!
1) b) II e IV.
2) e) Fato da administração
3) d) II, III e IV.
4) c) Fato do príncipe
5) d) Teoria da imprevisão
1) b) II e IV.
2) e) Fato da administração
3) d) II, III e IV.
4) c) Fato do príncipe
5) d) Teoria da imprevisão
A resposta correta é a alternativa "E", pois o Fato da administração faz parte da álea ligada aos atos específicos do Poder Público, estes que incidem diretamente no objeto principal do contrato, alterando os mesmos, sendo este fato imputado ao próprio Poder Público, ou seja, existe um risco à ser enfrentado.
O que podemos entender como sendo um risco para as organizações?
O risco para as organizações pode ser entendido como uma incerteza pela qual a mesma deverá passar, ou seja, um evento que ocorre de maneira incerta no planeta e pode afetar negativamente a empresa, porém a mesma não pode prever.
Saiba mais sobre risco: brainly.com.br/tarefa/7436126
#SPJ2