• Matéria: Português
  • Autor: layssasilva547
  • Perguntado 3 anos atrás

O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, foi representado, pela primeira vez, em 1517, abordando, com ácida crítica, a sociedade lisboeta do século XVI. 
Sobre alguns personagens da peça e seus desfechos, analise as assertivas a seguir. I. Joane, o parvo, entra na Barca da Glória, conseguindo a absolvição. II. Frei Brabriel, apesar de ser humilhado pelo diabo por ter uma dama de companhia, é perdoado e ganha o Paraíso por ser um religioso da Igreja. III. O personagem Enforcado é absolvido e ganha o Paraíso, por ter sido, em vida, condenado e morto por enforcamento, assim, já teria pagado pelos crimes em vida

Respostas

respondido por: MadalenaBR
0

Análise de ''O auto da barca do inferno'' de Gil Vicente

  • I.  O Parvo é um dos que não foram condenados ao inferno. É um sujeito simples e consegue enganar o Diabo. Tem uma alma pura, seus valores são sinceros e legítimos. Quando passa pela barca do Anjo, diz ser ''ninguém'' e, por isso, é enviado ao paraíso.
  • II. Frei Brabriel é um bom dançarino, alegre e mal caráter. Tem uma amante, Florença, e acha que deve ser perdoado por ter rezado por outras pessoas. Após uma luta com o Diabo, ele é enviado ao inferno. Esse personagem é uma crítica ao clero, que segundo Gil Vicente, não prega as três coisas mais simples: a paz, a verdade e a fé.
  • III. O Enforcado chega acreditando que vai ser absolvido, por já ter sofrido um julgamento e sido condenado à forca. Mas também é condenado a ir para o Inferno.

O auto da barca do inferno

É um clássico da literatura renascentista portuguesa, escrito por Gil Vicente. O livro tem como cenário um porto, onde há duas barcas: uma guiada pelo Anjo, que leva os ''passageiros'' para o paraíso, e outra guiada pelo Diabo. Todos os mortos que chegam passam por um julgamento de caráter, enquanto estavam vivos. O Anjo e o Diabo decidem para onde cada um vai.

Entenda mais sobre Auto da Barca do Inferno em: brainly.com.br/tarefa/1749244

#SPJ4

Perguntas similares