Na TV, o ESTADIO DO MARACANA está lotado. Closes de CHUTEIRAS disputando jogadas e dos torcedores. PELÉ entra na grande área e é derrubado. O JUIZ marca pênalti. Euforia da torcida. MAURO (criança): O maior jogador de todos os tempos pode estar prestes a marcar seu milésimo gol. Os jogadores do Santos se dirigem para o meio-de-campo. NA MESA DE JANTAR-A MÃO de MAURO reproduz a cena que acontece no estádio, num jogo de futebol de botão. NO MARACANA - Pelé apanha a bola e a posiciona na marca do pênalti. Mauro narra as ações do jogo com grande emoção. NA MESA DE JANTAR - MAURO: Pelé vai bater o pênalti! Mauro coloca o botão de Pelé na posição para bater o pênalti. NO MARACANA O juiz apita. Pelé corre, dá sua famosa paradinha, e chuta para dentro do gol. MAURO: É goooooooooool!
Considerando o contexto apresentado, conclui-se que nesse texto é narrada uma cena que ocorre
a) em um tempo imaginário.
b) em um tempo futuro.
c) nos dias atuais.
d) décadas atrás
Respostas
A alternativa D é a correta. Segundo a narrativa o tempo em que se encontra a descrição é o de décadas atrás.
Como identificar tempos verbais do texto?
Para identificar em qual tempo o texto está é necessário fazer uma análise da sua escrita.
Podemos começar olhando os verbos. A partir de suas conjugações temos uma ideia do momento. Por exemplo, "Pelé apanha a bola", nessa frase o verbo "apanhar" esta no presente, "ele apanha". Se fosse futuro, "ele apanhará". Ou seja, já podemos descartar o tempo futuro.
Seguindo apenas essa regra provavelmente você já teria descartado o "décadas atrás". Mas, observe mais alguns pontos.
- Pelé jogou à anos atrás
- Na primeira descrição de Mauro, o autor escreve "criança". Aqui pode ser porque Mauro ainda era uma criança ou só a descrição de ser uma criança mesmo. É ambíguo.
Em relação à opção de tempo imaginário o texto não demonstra nenhuma informação de imaginação. Não são personagens fictícios, pois Pelé realmente existiu e de fato completou os mil gols mencionado.
Analisando todos os pontos e apesar de parecer estar no presente, o fato de Pelé não ser um jogador da atualidade da o indício de que a narrativa se passa décadas atrás.
Entenda mais sobre tempos verbais em: https://brainly.com.br/tarefa/4644973
#SPJ1