• Matéria: ENEM
  • Autor: agustinmendiol29
  • Perguntado 3 anos atrás

O contingente de pessoas trazidas do Oeste da Africa fora chamado de "ouro negro" pelos mercantilistas europeus. Portugueses, franceses, holandeses e ingleses disputavam o comércio de escravos bantos e sudaneses no Oceano Atlântico. Assim, julgue as afirmações a seguir com "V" para verdadeiro e "F" para falso:

Respostas

respondido por: pabloeqbio
4

Considerando os conhecimentos a respeito do comércio de escravos bantos e sudaneses, podemos afirmar que são verdadeiras apenas as afirmativas I e III. Podemos dizer que a resposta correta é, portanto, a alternativa A.

As afirmativas II e IV são falsas pois apresentam conceitos e informações errôneas a respeito dos bantos e dos sudaneses, que consistem em grupos independentes e com muitas diferenciações entre si.

Povos Bantos e Sudaneses

Ambos os povos, Bantos e Sudaneses, foram trazidos para o Brasil durante o período da escravidão, através do tráfico negreiro. Os povos sudaneses eram divididos em iorubas, gegês e fanti-ashantis e, geralmente, eram trazidos para a região da Bahia. Os povos bantos, por sua vez, dividiam-se em: angola-congoleses e moçambiques. Eram levados para o Maranhão, Pernambuco, Alagoas e estados do sudeste.

Apesar de comumente serem referenciados juntos, os povos possuem grandes diferenças, visto que são originários de diferentes regiões da África. Além destes, diversos outros povos africanos foram trazidos traficado da África para o Brasil e exercem influência sobre nossos hábitos e culturas até os dias atuais.

Foi considerada para a resolução a seguinte continuação da questão:

( ) Os sudaneses constituem os povos situados nas regiões que hoje vão da Etiópia ao Chade e do sul do Egito a Uganda mais ao norte da Tanzânia.

( ) Os bantos dividiam-se em dois grupos, os jejes e fanti-ashantis.

( ) Bantos e sudaneses são definições genéricas e imprecisas, produzidas no contexto da apropriação europeia do continente e dos povos da África.

( ) Os sudaneses se dividiam em três subgrupos: yorubás, jejes e fanti-ashantis e seu destino principal era o Paraná.

Assinale a alternativa correta:

a. V,F,V,F.

b. V,F,V,V.

c. V, V, V, V.

d. F, F, F, F.

e. V, F, F, V.

Entenda mais sobre os povos africanos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/43880697

#SPJ4

respondido por: Anônimo
1

Com base nas informações da pergunta sobre o tráfico de escravos em Bantu e Sudão, a afirmação na pergunta tem um valor de V, F, V, F (alternativa A).

Comércio Auxiliar de Escravos e Sudão

Nos séculos XVIII e XIX, o fluxo de escravos Zanj (Bantu) do Sudeste da África aumentou com o fortalecimento do Sultanato de Omã, sediado em Zanzibar, na Tanzânia. Omã experimentou conflitos comerciais e competição direta com os portugueses e outros europeus ao longo da costa suaíli.

O escritor árabe medieval Al-Muqaddasi escreveu que os Zanjs tinham baixa inteligência. Al-Dimasyqi (Ibn al-Nafis), um polímata árabe, também descreve os habitantes do Sudão e da costa de Zanj, entre outros povos, como tendo inteligência mínima e moralmente mais próximos da natureza animal.

A natureza dessa sociedade levou muitas pessoas a fazer o comércio de escravos na região Bantu e no Sudão.

Pergunta completa:

  1. Os sudaneses são um povo que estava localizado em uma região que hoje vai da Etiópia ao Chade e do sul do Egito ao Uganda no norte da Tanzânia.
  2. Os bantos foram divididos em dois grupos, Jejes e Fanti-ashanty.
  3. Bantu e Sudão são definições gerais e imprecisas, produzidas no contexto da desapropriação do continente europeu e dos povos africanos.
  4. Os sudaneses estão divididos em três subgrupos: Yorubas, Jejes e Fanti-ashanty e seu principal destino é o Paraná.

Marque a alternativa correta:

A.V,F,V,F.

B. V, F, V, V

C.V,V,V,V.

D.F,F,F,F.

E.V,F,F,V.

Saiba mais sobre o tráfico de escravos: https://brainly.com.br/tarefa/1150171

#SPJ4

Perguntas similares