A fixação biológica do nitrogênio (fbn) é um processo enzimático em que o n₂ é reduzido a nh3 pela ação de micro-organismos de vida livre ou associados às plantas. Acredita-se que a fbn tenha se desenvolvido quando as reservas geoquímicas de nitrogênio se tornaram escassas na biosfera. O esgotamento dos óxidos de nitrogênio (nitratos e nitritos) pelos organismos teria, provavelmente, limitado seus crescimentos e ocasionando uma pressão seletiva, que favoreceu o aparecimento da diazotrofia, ou seja, organismos com capacidade de fixar o n2
Respostas
O texto fala sobre o processo de convergência adaptativa. Pois temos seres que adquiriram uma mesma habilidade, no caso transformar N2 em NH3, mas sem possui um ancestral comum. Resposta correta letra c.
Fixação de Nitrogênio
O nitrogênio é muito importante para os seres vivos, pois é um componente de bases nitrogenadas, proteínas e aminoácidos. Em plantas o nitrogênio corresponde de 2 até 5% da massa seca.
O texto fala que algumas espécies adquiriram a habilidade, mas não fala em momento algum que existia um ancestral comum que iniciou isso. Temos então algumas espécies que adquiriram a mesma habilidade, pois o ambiente mudou, com isso temos uma convergência adaptativa.
A pergunta está incompleta, faltam as alternativas, que são:
Assinale a alternativa que contenha a ideia central contida no texto do enunciado:
a) mutações preferenciais
b) catálise enzimática
c) convergência adaptativa
d) evolução biológica
e) lei do uso e desuso
Continue aprendendo sobre convergência adaptativa:
https://brainly.com.br/tarefa/19657945
#SPJ4