O exame antidoping consiste na análise da urina de atletas, para a verificação da presença de uma série de drogas, entre elas, os medicamentos diuréticos. Esses medicamentos estimulam a produção de urina no nosso organismo.
Quando os médicos detectam a presença de um diurético na urina dos atletas, eles utilizam testes mais precisos, para detectar, por exemplo, a droga eritropoetina humana recombinante (rhu-EPO). Essa droga imita um hormônio produzido principalmente no rim, que estimula o aumento do número de hemácias.
Responda as questões a seguir.
Por que a presença de diuréticos é um indício para a suspeita de doping?
Por que o rhu-EPO é considerado doping?
Respostas
Resposta:
Por que a presença de diuréticos é um indício para a suspeita de doping?
RESPOSTA: A presença de diuréticos pode indicar também a presença de hormônios, como a eritropoetina humana recombinante (rhu-EPO), que estimula o aumento do número de hemácias no organismo, o que melhora o rendimento do atleta e se caracteriza como doping.
Por que o rhu-EPO é considerado doping?
RESPOSTA: Como ocorre o aumento do número de hemácias, o atleta poderá transportar mais oxigênio e, desta forma, produzir mais energia nas células musculares, o que caracteriza uma vantagem ilegal.
Resposta: Gabarito
a) A presença de diuréticos pode indicar também a presença de hormônios, como a eritropoetina humana recombinante (rhu-EPO), que estimula o aumento do número de hemácias no organismo, o que melhora o rendimento do atleta e se caracteriza como doping.
b) Como ocorre o aumento do número de hemácias, o atleta poderá transportar mais oxigênio e, desta forma, produzir mais energia nas células musculares, o que caracteriza uma vantagem ilegal.