• Matéria: História
  • Autor: leehsantos82711
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia atentamente:

"O historiador grego Heródoto, que visitou o Egito no século V a. C. , o chamou de uma "dádiva do Nilo", isto é, um "presente" do Nilo. Essa frase pode passar a impressão de que, na construção da sociedade egípcia, os "atributos da natureza" foram mais importantes que o trabalho dos egípcios.

No entanto, para muitos historiadores, trabalho e organização foram os ingredientes principais da civilização egípcia. O rio em si, (…) ao mesmo tempo que fertilizava, inundava. "

PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Atual, 1994.


Você acredita que a opinião de Heródoto é acertada, em relação ao Rio Nilo? Explique

Respostas

respondido por: vitomanoeli
0

Podemos considerar o Rio Nilo uma dádiva na medida em que consideramos o esforço egípcio para formar uma civilização ao seu redor.

Dádiva ou trabalho? Heródoto sobre o Rio Nilo

"Ao mesmo tempo que fertilizava, inundava". Esta afirmação demonstra a dualidade entre dádiva e trabalho, visto que este rio, que corta todo o Egito, dando à visão geográfica uma faixa verde (veremos na imagem em anexo) deu aos egípcios probabilidade de trabalho e sobrevivência.

É acertada a opinião de Heródoto se considerarmos dádiva uma variação de oportunidade dos céus.

Assim como o Egito, vários os países tem suas "dádivas" e os povos que neles se estabelecem, o fazem florescer de algum modo. Mas este presente dos céus, em tradução literal, só pode ser efetivo se trabalhado de acordo com as necessidades de cada civilização.

Para lermos mais sobre o desenvolvimento ao redor do Rio Nilo, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/20718899

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares