AOCP/2020, com modificações)
A produção teórica de Max Weber abrange diferentes áreas do conhecimento social. Sobre Max Weber, considere as afirmativas a seguir. I. A ideia de que a sociedade define os indivíduos é enfaticamente negada na teoria de Weber. II. Os "tipos ideais" são uma normatização e tradução objetiva da realidade com o intuito, segundo Weber, de estruturar um quadro para que o mundo social possa ser compreendido. III. O conceito de racionalização representa o essencial para a compreensão da teoria de Weber sobre a modernidade. Está correto apenas o que se afirma em
Respostas
Sobre a compreensão da obra de Max Weber em relação aos conceitos de racionalização podemos afirmar que as asserções corretas são II e III. Para que compreendamos melhor, vamos analisar a assertiva errada:
- I) Ao contrário do que afirma nessa assertiva, nós só podemos ser compreendidos a partir das nossas ações individuais que estabelecem relações com outros indivíduos. A partir desse momento, a sociedade, que se relaciona diretamente com os indivíduos, os define.
Sobre o conceito de racionalização
O conceito de racionalização foi desenvolvido para que entendamos o processo de mudança das interações sociais junto ao desenvolvimento da sociedade, através da instauração de burocracias. O tipo ideal é um instrumento teórico, analítico e imaginativo da sociedade sobre determinado fenômeno, que busca entender os aspectos da realidade.
Aprenda sobre Max Weber em brainly.com.br/tarefa/25540070
#SPJ4
Resposta: Resposta: C. II e III
Explicação: Os tipos ideais weberianos são modelos que simplificam a realidade de modo a permitir a sua compreensão; a racionalidade é o centro da teoria weberiana, sendo ela a principal característica das sociedades modernas.