• Matéria: História
  • Autor: gabriellymarie2358
  • Perguntado 3 anos atrás

Ao pensarmos na história de nosso país e em nossa diversidade cultural

Respostas

respondido por: vitomanoeli
1

A diversidade cultural, tão ampla no Brasil, também tem participação em se tratando de desigualdades e revoltas, que ocorreram de maneiras diferentes e com ideais diferentes no Brasil da Primeira República. A diversidade cultural nos apresentou maneiras diferentes de sobreviver às crises no país.

Diversidade na história do Brasil

A Primeira República tem como marco principal suas oligarquias, deste ponto de partida, entendemos que as dificuldades existiam a todos, embora fosse diferente a cada um, alguns sofriam mais, outros menos.

Tanto por isso, pessoas analfabetas e/ou de baixa escolaridade iniciaram movimentos de revolta ativa e direta, como foi o caso do cangaço, revolta da vacina, revolta da marinha, dentre outras.

Em São Paulo, a elite se revolta contra arte "tradicional" por meio da Semana de Arte em 22. Essas diferenças culturais, podem até mesmo ser colocadas na pirâmide de Maslow em se tratando da hierarquia de necessidades e o que parece ter mais urgência em resolução.

A insatisfação contra a oligarquia (1889 a 1930) afetava com maior força, nitidamente, as classes mais baixas que eram tratadas como "subculturas", tendo que emergir por meio de revoltas e desenvolvendo culturas populares de reação às opressões do governo.

Para lermos a questão completa sobre diversidade cultura no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/53446648

Para lermos mais sobre a Primeira República ou República Velha, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/53446648

#SPJ4

Perguntas similares