Historicamente, no contexto social europeu, a ascensão da gastronomia ocidental muito se associa a valorização do alimento nas relações sociais. Isso se deu devido a movimentos como a ascensão dos banquetes, a apreciação dos comportamentos refinados à mesa, a escalada do status de chef de cozinha, o surgimento dos restaurantes, e principalmente a criação de um mercado voltado para a capacidade de diferenciação social que a comida pôde proporcionar. Essa gastronomia se apresenta como síntese de movimentações e acontecimentos históricos, como por exemplo o percurso do Império Romano, o estabelecimento das grandes cidades do mediterrâneo e a valorização artística e cultural do Renascimento, que culminaram no advento gastronômico francês, período no qual a França se estabeleceu como referência para o mundo. Deste modo, destacamos, pontualmente, importantes marcos desse processo de consolidação da gastronomia francesa, como as influências italianas; o incentivo dos reis absolutistas; o estabelecimento da corte francesa como uma referência; o status de nobreza atribuído aos chefs de cozinha; a consolidação da Haute Cuisine; a ascensão de uma burguesia que desejava ser nobre; a revolução francesa; e o fortalecimento da França como centro cultural do mundo durante o fim do século XIX.
DA COSTA, Catarine Menezes Cardoso; DOS SANTOS, Filipe Pessoa; COURA, Camila Pinheiro. Marcos históricos da gastronomia francesa: da ascensão dos banquetes à nouvelle cuisine Historical frameworks of french gastronomy: from the rise of banquets to nouvelle cuisine Marcos históricos de la gastronomía francesa: del auge de los banquetes a la nouvelle cuisine. 2021.
Sobre os chefs representantes e os aspectos históricos e antropológicos na evolução da gastronomia, conoforme estudado na disciplina, analise as afirmativas a seguir:
I. Podemos afirmar que a alta gastronomia como vimos hoje se iniciou por Carême, que incentivou o uso da exploração do reino vegetal e o frescor dentro da cozinha.
II. O Chef Fernand Point mantinha sua cozinha baseada no uso de ingredientes frescos e os pratos deveriam ser preparados com antecedência para manter o seu frescor.
III. Paul Bouse um dos precursores da nouvelle cuisine, uma cozinha de criação sem proibições procurando apresentar leveza a repulsão ao virtuosismo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Acho que somente a I.
Explicação:
A questão III seria correta também se fosse Paul Bocuse e não Paul Bouse, porém não sei se foi erro de digitação ou propositalmente uma pegadinha.
Se foi erro de digitação, seria correta a I e III
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Explicação:
Pág. 18 do livro.
Foi Escoffier quem incentivou o uso de vegetais frescos e NÃO Carême.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,.,..,.,.,,,.,