• Matéria: Pedagogia
  • Autor: afernandesferreirade
  • Perguntado 3 anos atrás

Rabelo (2003) nos traz uma concepção de avaliação inerente ao método construtivista de ensino, quando nos diz que a avaliação é indispensável durante o processo de “ação-reflexão-ação”, ou seja, a avaliação deve acontecer durante o processo de ensino-aprendizagem, para que o aluno possa participar da construção do seu conhecimento.

Diante da afirmativa, como você entende que o processo de avaliação deve acontecer no âmbito escolar, desde os anos iniciais até o ensino médio? O método tradicional de avaliação do que “foi aprendido” é eficaz ou o processo de “ação-reflexão-ação” se torna mais eficiente na prática?

Respostas

respondido por: viniciusrm19
10

Ao avaliar o exemplo da questão, nota-se a importância de se buscar uma avaliação mais pautada na "ação-reflexão-ação", pelo fato de estimular o protagonismo juvenil dos alunos.

Avaliação e Escolas

A avaliação representa uma das principais ferramentas que possibilita a qualificação das práticas pedagógicas. Isto ocorre mediante a necessidade de aprovar/reprovar, assim como estimular os alunos a aprenderem com seus erros, e portanto, a ação-reflexão torna-se mais eficiente, gerando a melhor construção do conhecimento.

Mais sobre avaliação e escolas: brainly.com.br/tarefa/51397652

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares