A lógica é um campo de estudo filosófico que aborda as formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência etc. ) e as operações intelectuais que trazem validação ao que é verdadeiro ou falso. A lógica está na base da construção das teorias científicas, das hipóteses falseáveis, das predições. A lógica avalia se raciocínio em questão está correto a partir de seus princípios e regras, constituindo um instrumento vital ao pensamento científico. Sobre o Princípio da Não-Contradição de Aristóteles e o Princípio da Unidade dos Contrários de Heráclito, podemos dizer que Escolha uma:
Respostas
Com base nos exemplos de casos apresentados na pergunta, a afirmação correta é: A lógica pode ser abordada de acordo com as seguintes leis científicas e suas variantes, incluindo: lógica racional, indutiva, dedutiva e empírica.
Conceito de Lógica
A lei da não-contradição é um princípio universal ou imutável sobre o qual todo raciocínio dedutivo (lógica formal) deve ser baseado. A formulação definitiva da lei da não-contradição é: Uma proposição (enunciado) não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e no mesmo aspecto/coisa. O princípio da não contradição de Aristóteles afirma que uma afirmação contraditória não pode ser verdadeira ao mesmo tempo. Os filósofos têm outros princípios, como o princípio da identidade, o terceiro princípio da exclusão e o princípio da boa razão. o princípio de unidade de Heráclito, que, unindo princípios opostos, colocou o universo em ordem. Segundo Heráclito, "a disputa é o pai de tudo", a eterna luta dos opostos leva ao surgimento de novos fenômenos. Para ele, o bem e o mal, a vida e a morte, o dia e a noite são dois lados da mesma moeda. Tal sistema de visões permite classificar Heráclito entre os fundadores da dialética, os primeiros filósofos materialistas a adquirir os princípios dialéticos do conhecimento e da existência, embora suas ideias se distinguissem por alguma ingenuidade.
Saiba mais sobre lógica : https://brainly.com.br/tarefa/6601366
#SPJ4