A notícia abaixo trata de um espetáculo encenado no Rio de Janeiro em 2018: I A respeito do encontro entre os personagens mostrados, é correto dizer que: Escolha uma:
Respostas
Malcom X e Luther King tinham discordâncias, mas concordavam com integração entre brancos e negros do EUA como uma possível solução para os problemas de segregação racial.
A alternativa c é a correta, veja o restante da questão, ao final da resposta.
Malcolm X e Martin Luther King Jr
Referências do movimento negro nos EUA, eram diferentes na forma de lutar contra a segregação racial.
Malcolm X - "o ódio que produzia ódio"
- Representante da massa negra pobre via o Sonho de King como um pesadelo americano. Para Malcom, o racismo era a “nova escravidão” sofrida pelos negros americanos, um instrumento ideológico que mantinha o sistema de opressão sobre a comunidade negra. Promovia a autodefesa e o direito à vida.
Martin Luther King - "profeta da igualdade".
- Representante dos negros burgueses acreditava na integração entre brancos e negros e no reconhecimento dos direitos civis dos negros, conquistados sem violência. O mal moral do racismo poderia ser mudado através de mudança ética.
Saiba mais sobre segregação racial em https://brainly.com.br/tarefa/26312975
#SPJ4
Complemento da questão
a. A militância do nacionalismo cristão d e Malcolm X caminhava para uma aproximação daquela realizada por Luther King Jr ., quando este último foi assassinado por membros do movimento negro – o que impediu uma maior aproximação entre as lideranças.
b. O discurso apaziguador de Martin Luther King Jr . sobre a não - violência deu lugar a ideia de ação direta após o encontro e a influência marcante de Malcolm X.
c. Malcolm X e Martin Luther King Jr . discordavam em alguns aspectos da militância , mas, em geral, concordavam com a possibilidade de integração entre brancos e negros nos EUA como a solução para os problemas da segregação racial.
d. A divergência central entre as lideranças tinha um fundo religioso : enquanto Martin Luther King Jr. sonhava com um país unido sob o cristianismo, Malcolm X, juntamente dos “nacionalistas negros” , defendia a conversão de todo o país a o islamismo .