Respostas
Para compreendermos a ascendência do Partido Nacional Socialista Alemão, conhecido como nazismo ou nazifascismo, é necessário compreendermos diversos fatores que fomentaram todo este processo.
O fascismo exige um líder carismático com soluções durante uma crise.
Um destes fatores, foi a primeira guerra mundial, que por sua vez, foi impulsionada pela Guerra Franco-Prussiana e o revanchismo francês.
Muitos historiadores dizem que a primeira guerra foi uma continuação da Guerra Franco-Prussiana e a Segunda Guerra uma continuação da Primeira embora isso pareça óbvio, precisamos destacar uma década no entreguerras.
Durante a Guerra Franco-Prussiana, a França, humilhada em sua derrota, pois a amargurou após um ano de batalha contra o exército de Otto van Bismark e países germânicos, teve de assinar a unificação alemã dentro de Versalhes, na França. Neste ponto, a Prússia se torna Alemanha, com a unificação de diversos países germânicos (1871).
Anos depois, com o advento da primeira guerra (1914, 1918), causada por inevitável expansão comercial de diversos países que se tornou conflitiva, a Alemanha se tornou parte de uma luta menor, tendo como aliados a Áustria-Hungria e a Itália que desistiu e mudou de lado durante a guerra.
Derrotados, os alemães tiveram de pagar impostos considerados abusivos e o tratado foi assinado em Versalhes.
Explicado isto acima, somados a grande depressão de 1929, acontecido no entreguerras (primeira e segunda) surgem nacionalismos reacionários.
Na Alemanha, um austríaco, Adolf Hitler tenta renascer nos alemães e vizinhos o sentimento germânico, este existente durante a Guerra Franco-Prussiana onde a Prussia teve apoio de estados germânicos como dito acima, a diferença é que a unificação não possuía racialismos, no sentido de "pureza de raça ariana" tal qual a Alemanha nazista.
Para que tivesse "base", Hitler, preso após fiasco na tentativa de golpe, escreve, em cárcere, Mein Kampf, onde explica a fraqueza alemã na Primeira Guerra e a "necessidade de odiar o povo judeu para a unidade germânica".
Após ascender ao poder consegue um milagre econômico na Alemanha de 1933, sendo parte dele parar de pagar o tratado de Versalhes, o que faz com que o compreendam como líder e um sujeito que compreende o que é ser alemão.
Para compreendermos este "sentimento germânico", reforçado por Hitler, poderemos ver nas imagens dispostas abaixo, as diferenças de região durante o império Alemão de Bismark e durante 1914. Estas imagens foram utilizadas como propaganda para tentar justificar a reunificação dos "povos alemães".
Sobre os mapas e suas legendas:
- O primeiro mapa destaca a Prússia e regiões, que unificadas, tornaram-se Alemanha (1871).
- O segundo mapa mostra a manutenção da unificação, "Germany" é a Alemanha (1914).
- Já no terceiro mapa, após a derrota (1922), a Alemanha perde grande parte de seu território, onde surgem Polônia, Áustria, Hungria entre outros países.
Para complementarmos, podemos ler sobre a Guerra Franco-Prussiana: https://brainly.com.br/tarefa/19956590
Sobre a Primeira Guerra Mundial, podemos ler: https://brainly.com.br/tarefa/33909246
Sobre Mein Kampf, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/22908129
Sobre o período marcado como entreguerras, podemos conferir: https://brainly.com.br/tarefa/23351007
#SPJ4