Procure (em uma gramática ou em um site confiável de busca) a diferença entrep perfeito e pretérito mais-que-perfeito. As duas orações, a seguir, expressam o mesmo acontecimento, mas algo as quanto à organização gramatical. Descubra essa diferença.
Respostas
o pretérito perfeito indica um momento determinado do passado:"O Alessandro apitou". já o pretérito mais-que-perfeito indica momento antes do pretérito perfeito:"...A bola já entra ".
Explicação:
oiboa noite ... espero ter ajudado
Em relação aos verbos, as diferenças que abarcam os tempos verbais pretérito perfeito e pretérito mais-que-perfeito possuem relação com o tempo da ocorrência da ação, ou seja:
- pretérito prefeito refere-se a uma ação que ocorreu antes de a fala ser expressa;
- pretérito mais-que-perfeito está indicando uma ação que ocorreu antes de uma ação, ou seja, é uma ação que ocorreu antes de outra ação.
Os tempos verbais
Os verbos correspondem a uma classe de palavras que indica estado, ação ou fenômenos da natureza. O verbo apresenta tempos verbais diferenciados e que podem ser determinantes para a sua compreensão.
Além dos dois tempos verbais do modo indicativo já citados, é possível elencar:
- presente: ação que acontece no instante da fala;
- pretérito imperfeito: ação antes da fala, porém parou de ocorrer;
- futuro do presente: ação que ainda irá ocorrer;
- futuro do pretérito: está atrelada a uma ação do futuro de um passado.
Os tempos verbais também podem ser classificados no subjuntivo e no imperativo, sendo que o primeiro corresponde a uma dúvida e o segundo apresenta uma entonação de ordem.
Saiba mais sobre os verbos em: https://brainly.com.br/tarefa/44253895
#SPJ5