A maioria das doenças hepáticas apresenta apenas sinais leves e inespecíficos iniciais, o que torna os testes de avaliação imprescindíveis para a detecção precoce de tais doenças. Os testes de função hepática englobam principalmente avaliações bioquímicas que buscam avaliar a integridade tecidual, não havendo marcadores com elevada especificidade hepática. Leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
Os hepatócitos contêm concentrações elevadas de inúmeras enzimas. Na ocorrência de lesão, essas enzimas podem extravasar para o plasma e ser úteis ao diagnóstico, principalmente em decorrência de dano irreversível à membrana celular.
As aminotransferases são um grupo de enzimas presentes exclusivamente nos hepatócitos. ALT elevada indica hepatopatias e uma lesão tecidual grave resulta, também, na liberação de muita isoenzima mitocondrial (AST).
Embora os níveis de ALT e AST se elevem quando há dano à integridade celular, a ALT é a enzima mais específica ao fígado e suas elevações plasmáticas persistem mais tempo (comparada à AST).
A GGT (gamaglutamiltranspeptidase)é uma enzima que apresenta baixa especificidade ao tecido hepático, porém é altamente sensível. A principal indicação da GGT é a identificação de lesão hepática (danos hepatocanaliculares), porém, estudos indicam que não deve ser utilizada para triagem ou para avaliação inicial de pacientes com hepatopatias.
a.
Apenas I e III
b.
I, II, III e IV
c.
Apenas I e II
d.
Apenas I, II e III
e.
Apenas II, III e IV
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Explicação:
1,2 e 3
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás