Respostas
Resposta:
Depende
Explicação:
Vamos aos fatos, porém bastante vago a pergunta.
Mas poderíamos explanar algumas atuações, uma vez que a pergunta não especifica ser esta corrente de pensamento boa ou ruim, correto?
1º Controle ideológico nacionalista e moralista, apresentando um discurso resoluto de solução de problemas sociais como emprego e estado forte.
2º A ideia surgiu no pós derrota germânica na Primeira Guerra Mundial, de onde surge o partido forte e extrema da direita. O termo "nacional-socialismo" surgiu a partir da tentativa de redefinição nacionalista do conceito de "socialismo", para criar uma alternativa tanto ao socialismo internacionalista marxista quanto ao capitalismo de livre mercado. A ideologia rejeitava o conceito de luta de classes, assim como defendia a propriedade privada e as empresas de alemães.
3º Desde o século XVII, a ideologia do liberalismo tem sido a peça fundamental dos sistemas sociais, econômicos e políticos ocidentais.
Essa ideologia nasceu através dos escritos do filósofo John Locke e ficou ainda mais famosa no século XVIII, depois que o filósofo e economista Adam Smith passou a defendê-la.
As principais características da ideologia liberal clássica são:
Plena fé nos direitos, liberdade e individualidade de cada indivíduo;
Defende políticas e ações destinadas a proteger os valores sociais;
Acredita que o Estado precisa ter menos controle sobre o indivíduo;
Considera a livre concorrência, o livre comércio e a liberdade de escolha como os três princípios básicos de uma sociedade livre e feliz e a chave para o progresso;
Se opõe fortemente às ideologias de totalitarismo, do fascismo, nazismo e comunismo, pois acredita que são ideias destrutivas que aniquilam a iniciativa individual e de liberdade;
Rejeita a ideia de controle total do Estado ou mesmo de controle excessivo do Estado sobre o indivíduo.
4º E último, e marcante característica, o povo mais radical e economicamente abastado assume o controle do estado com o discurso antissemitista e exarcerbadamente controlador e imposto a força. A maior ilustração acredito ser o clássico livro My Kampf,
Respondendo a pergunta, aplica-se nazismo em uma sociedade de extrema direita, antissemitista, politicamente indiferente, independente de assistencialismos sociais e com trauma enraizado de consequências pregressas de derrotas e humilhantes submissões nunca superadas.
Palmas aos japoneses que apesar de massacrados, foram kamikases e superaram, agora alemães, franceses, russos........