Considerando que o período da ditadura militar impactou significativamente o Serviço Social brasileiro, e que a vertente profissional crítica, que emergiu entre os anos 1961 e 1964, foi reprimida pela intolerância e liberdade de expressão, leia atentamente as seguintes afirmações:
I A atuação do assistente social limitava-se às condições que lhe eram oferecidas em sua prática cotidiana.
II O assistente social atuou de forma restrita, com base em uma lógica burocrática e sem levar em conta a transformação social dos sujeitos.
III Apesar de a ditadura militar conservadora provocar diversos retrocessos, permitiu ao Serviço Social a liberdade de expressão.
IV O capital se sobrepôs, impedindo as melhorias e os avanços na distribuição da riqueza, mas o assistente social teve espaço de conquistas sociais para a população de uma maneira geral.
É VERDADEIRO o que se diz em
a.
III e IV, apenas.
b.
II e III, apenas.
c.
I e IV, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
I e III, apenas.
Respostas
Sobre a influência da Ditadura Militar sobre o Serviço Social é correto afirmar que o assistente social tinha seu trabalho limitado às condições que lhe eram oferecidas, e que sua atuação estava restrita e segui um sistema burocrático. Portanto, a alternativa correta é a letra D, apenas I e II são verdadeiras.
O Serviço Social e a Ditadura Militar
O período da ditadura militar marcou profundamente o Serviço Social brasileiro, sendo que servidores críticos ao regime sofreram repressão. Muitos assistentes sociais foram perseguidos e as agências de formação sofreram coação.
Apesar disto, a maioria dos trabalhadores seguiu sem trabalho com as limitações impostas pela ditadura, sem qualquer liberdade de expressão ou lutando por conquistas sociais para a população.
Confira mais informações sobre Ditadura Militar aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/11931609
#SPJ1
Resposta:
D
Explicação:
I e II, apenas.