• Matéria: Geografia
  • Autor: clarissevitoria360
  • Perguntado 3 anos atrás

Onde a diversidade étnica ocorreu no processo de globalização

Respostas

respondido por: reisemanuel314
0

ocidental, que está sendo constituída no mesmo tempo e no mesmo movimento histórico. E a expansão mundial do colonialismo europeu conduz, também, à hegemonia mundial do eurocentrismo.

4) Finalmente, o estabelecimento de um novo sistema de controle da autoridade coletiva em torno da hegemonia do Estado ou Estado-Nação depois do século XVIII e de um sistema de estados cujas populações “racialmente” classificadas como “inferiores” são excluídas de sua criação e controle. Trata-se, assim, de um sistema privado de controle da autoridade coletiva, já que é um atributo exclusivo dos colonizadores, ou seja, europeus ou brancos.

Este padrão de poder, que começou a ser constituído há cinco séculos, é mundialmente hegemônico desde o século XVIII. Ainda que as lutas anticoloniais tenham conseguido desconcentrar relativamente o controle do poder, tirando dos colonizadores o controle local da autoridade coletiva e ainda que em grande parte do mundo ela tenha se tornado formalmente pública, admitindo a participação, em geral pró-forma, dos membros das “raças inferiores”, o controle central e mundial não deixou de ser eurocentrado. E mais, atualmente está em curso um processo de reconcentração do controle mundial ou global de tal autoridade, em benefício dos europeus. O termo “europeu” não é usado em seu sentido impedidas de terem alguma participação na criação e gestão do processo estatal, em sua condição de servos e escravos, mas também não tinham deixado de ser populações colonizadas por serem índios, negros e mestiços e, consequentemente, também não tinham opção de participar do processo estatal. Desta forma, a sociedade continuava colonial, embora o movimento histórico levasse à independência e um novo Estado fosse definido. Esse novo Estado era independente do poder colonial, mas, em sua condição de centro de controle do poder era uma fiel expressão da colonialidade do poder na sociedade.

A qual nação pertenciam os novos Estados que se constituíam? Aos europeus ou brancos que agora se chamavam mexicanos, peruanos ou brasileiros, isto é, que também se outorgavam uma nova identidade nacional? Estes eram, porém, minoritários em todos os lugares, talvez não tanto no Chile, onde a maioria da população índia não tinha sido colonizada e ocupava todo o território ao sul do BíoBío, tendo resistido ainda por mais um século antes de ser quase exterminada e colonizada, como anteriormente aconteceu na Argentina e no Uruguai, sob outras condições e com outros resultados. Ao contrário, a decretou em todo vice-reinado l

Perguntas similares