O último e mais completo estudo epidemiológico em saúde bucal de base nacional foi conduzido pelo Ministério da Saúde em 250 municípios de todas as regiões do País e concluído em 2003. Esse estudo* revelou que o índice de ataque da cárie dentária na dentição permanente (CPO-D) atingiu a média de 2,8 dentes aos 12 anos de idade, eleva-se a 6,2 na população da faixa etária entre 15 a 19 anos. Na faixa etária adulta (35 a 44 anos) e entre os idosos (65 a 74 anos) atinge níveis alarmantes com valores médios de 20,1 e 27,8 respectivamente. As desordens oclusais, nas suas formas severa, muito severa e incapacitante, atingem 36,6% dos escolares de 12 anos de idade. A gravidade deste quadro epidemiológico exige, além de ações sobre os determinantes da incidência das doenças e agravos bucais, serviços para a mitigar o sofrimento e buscar a recuperação de condições de saúde bucal. Entretanto, o acesso aos serviços odontológicos no Brasil é limitado e desigual. FERNANDES, Liliane Simara; PERES, Marco Aurélio. Associação entre atenção básica em saúde bucal e indicadores socioeconômicos municipais. Revista de Saúde Pública, v. 39, p. 930-936, 2005. Sobre os indicadores de saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) O conhecimento das condições de saúde de uma população implica no manuseio adequado de numerosas informações. ( ) Os indicadores sociais expressam as condições sócio econômicas que estão relacionadas à saúde, como por exemplo a renda per capita, a distribuição de renda, a taxa de analfabetismo, entre outros. ( ) As pessoas com baixo nível socioeconômico, geralmente, apresentam piores condições de saúde e baixa qualidade de vida, que são expressas por elevados coeficientes de morbidade, mortalidade para a maiorias das doenças, em especial, as doenças inevitáveis. ( ) As doenças podem variar de acordo com o grupo étnico, a mais evidente associação é a anemia falciforme em brancos e melanoma, em negros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
Respostas
As questões de déficit social ocasional um baixo índice socioeconômico, havendo indicadores que monitoram tal situação como renda per capita, renda, saúde, dentre outros aspectos. Além disso, a anemia falciforme atinge indivíduos negros enquanto o melanoma é mais comum na raça branca. Portanto, alternativa correta é a letra a. V - V - F - F.
Saúde bucal
A saúde bucal está relacionada não apenas a boca, mas toda sua cavidade, além de fala, respiração. Uma boa higienização bucal diária, evitar uso de bebidas alcoólicas e fumar, ir a dentistas regularmente são exemplos de como cuidar da saúde da nossa boca.
Complementando a tarefa com as alternativas, temos:
a. V - V - F - F.
b. F - V - V - V.
c. V - V - V - F.
d. V - V - V - V.
e. F - V - V - F
Para maiores informações sobre a saúde bucal, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/52975993
#SPJ4