Um homem de 48 anos apresentou fraqueza generalizada, dor nas extremidades, perda de peso e perda de concentração/interesse no trabalho rotineiro por 6 meses. Ele teve aumento da pigmentação da pele, especialmente na face por 1 ano, o que ele considerou como queimadura solar. Ele apresenta diabetes mellitus tipo 2, fazendo uso de medicação por 6 meses. Sem história de transfusão de sangue ou icterícia observada. O paciente era alcoólatra crônico desde os 25 anos. O exame físico revelou anemia, língua calva, palidez, hepatomegalia e esplenomegalia. A endoscopia mostrou varizes esofágicas grau II. Foi oferecido um diagnóstico clínico provisório de DM tipo 2 com cirrose hepática e provavelmente com hemocromatose. Com base no relato de caso e na imagem, assinale o pigmento responsável pelo quadro clínico do paciente: Alternativas Alternativa 1: Bilirrubina. Alternativa 2: Hematina. Alternativa 3: Hemossiderina. Alternativa 4: Lipofuscina. Alternativa 5: Porfirina
Respostas
respondido por:
0
Quando ocorre uma absorção de ferro acima da normalidade pelo organismo, há a incidência da hemossiderose. Em muitos locais é popularmente conhecida como diabetes de bronze pois pode acarretar em uma cirrose hepática e a pele do enfermo mudar de pigmentação. Portanto, alternativa correta é a 3.
Informações sobre a hemossiderose
A hemossiderose está associada a falta de oxigenação do sangue em determinada região do corpo, desta forma o ferro se desprende da célula hemoglobina e deposita e acumula em grande quantidade no sangue. Os locais mais comuns da doença são órgãos como rins e pulmões.
Para maiores informações sobre o tema, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25922171
#SPJ4
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás