3. Sobre a Revolta dos Beckman, explique
a) o que foi esse movimento.
b) qual foi o seu desfecho.
Respostas
A Revolta de Beckman foi uma rebelião que aconteceu na Alemanha em 1848. Os líderes da rebelião foram Joachim Beckmann e Heinrich Bürger. Eles defendiam a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e o fim da censura. Também defendiam a igualdade de direitos para todos os cidadãos, independentemente da classe social.
A revolta foi um fracasso e os líderes foram presos e executados.
Resposta: a) A razão direta que explica o início da Revolta de Beckman foi a insatisfação dos habitantes de São Luís com a administração colonial. As causas da insatisfação dos colonos estavam em torno da questão da escravização dos indígenas e do monopólio comercial realizado pela Companhia de Comércio do Maranhão, principalmente.
b) A Revolta de Beckman durou mais de um ano, mas, sem o apoio de outras cidades do estado, ruiu. Em maio de 1685, os portugueses enviaram uma esquadra para São Luís, e o comando da cidade foi recuperado sem muitas dificuldades. A esquadra portuguesa trazia Gomes Freire de Andrade, o novo governador do Maranhão. A chegada do governador fez com que a normalidade (do ponto de vista da Coroa) fosse restabelecida.
Explicação: De uma forma bem resumida.
Com o fim da revolta, os jesuítas retornaram e continuaram explorando a mão de obra dos indígenas.