Respostas
A partir dos cálculos realizados, conclui-se que esse resistor ôhmico será submetido a uma ddp de 15 volts para ser percorrido por uma corrente elétrica de 3A.
Primeira lei de Ohm
A primeira lei de ohm, ensina que a resistência de um determinado resistor, será dado pela razão entre a voltagem e a corrente elétrica que ultrapassa esse resistor, matematicamente, sendo descrito pela fórmula :
- Em que :
R = Resistência (em Ohms)
U = DDP, tensão ou voltagem (em Volts)
i = Corrente elétrica (em Amperes)
Sabendo dessa fórmula, torna-se possível resolver essa questão.
A questão nos informa que um resistor ôhmico quando submetido a uma ddp de 20 V, é percorrido por uma corrente elétrica de 4 A. Dito isso, nos pergunta qual será a ddp necessária para que seja percorrida por esse resistor, uma corrente elétrica de 3 A.
Em primeiro lugar, faz-se necessário obter a resistência desse resistor, quando percorrido por uma corrente elétrica de 4A e ligado a uma tensão de 20 V. Para isso, vamos aplicar esses valores na fórmula da Primeira Lei de Ohm.
- Aplicando na fórmula :
R = 20/4
R = 5 Ω
Descobrimos, portanto, que quando submetido a uma ddp de 20 V, e uma corrente elétrica de 4 A, a resistência desse resistor será de 5Ω;
E agora precisamos descobrir qual a ddp aplicada, quando submetido a uma corrente elétrica de 3A.
- Aplicando na fórmula :
5 = U/3
U = 5.3
U = 15 V
Portanto, a partir dos cálculos realizados, concluímos que esse resistor ôhmico precisa ser submetido a uma tensão de 15 V para ser ultrapassado por uma corrente de 3 A.
Para mais exercícios sobre primeira lei de ohm, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/46963711
https://brainly.com.br/tarefa/46963499
#SPJ4