Uma criado sexo masculino wuescaba de nascer tem como pai um individuo que apesenta hemofilia e enormal com relaçao ao dqltonismo
Respostas
Podemos afirmar que essa criança tem 50% de chance de ser daltônica. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Daltonismo, hemofilia e hereditariedade
Hereditariedade é um sistema natural de transmissão de perfis genéticos entre seres vivos de gerações subsequentes. Esta estrutura funciona corretamente, a partir dos genes - partes do DNA (ácido desoxirribonucleico) - que abrigam os dados genéticos.
Tanto o daltonismo quanto a hemofilia são condições relacionadas ao cromossomo X, ou seja, é um tipo de herança materna, especificamente.
Sabendo que um homem possui cromossomo XY, todos os que herdarem da mãe o cromossomo X apresentarão, por consequência, as mesmas condições clínicas. Já para uma mulher, somente se ambos os pais forem portadores do cromossomo afetado.
Complemento da Questão
Uma criança do sexo masculino, que acaba de nascer, tem como pai um indivíduo que apresenta hemofilia e é normal com relação ao daltonismo. Sua mãe é portadora do gen para o daltonismo, mas não para o gen da hemofilia. Quanto a essa criança, podemos afirmar que:
a) Tem 50% de chance de ser daltônica
b) Tem 50% de chance de ser hemofílica
c) Tem 25% de chance de ser hemofílica
d) Tem 75% de chance de ser daltônica
e) Não tem chance de ser daltônica
Aprenda mais sobre hereditariedade em:
https://brainly.com.br/tarefa/48454700
#SPJ4