Se a elipse é, em uma oração, a omissão de um termo facilmente identificável, a alternativa na qual se tem essa figura de linguagem é: Marina é uma rosa, de tão suave. Que bom que você veio, eu sequer te convidei! João estava cansado. Preferiu ir direto para casa e dormir. Eu bati o calcanhar no pé da mesa.
Respostas
A figura de linguagem elipse, utilizada para omitir algo em uma oração, está presente em "João estava cansado. Preferiu ir direto para casa e dormir". A resposta fica clara na segunda oração, já que o substantivo ''João'', e qualquer pronome que poderia ser usado para referir-se a ele, foi omitido.
O uso de elipses
Devemos usar a elipse quando queremos omitir um termo em uma oração, porém de uma maneira que tal termo fique subentendido. A elipse pode omitir um verbo, um pronome, substantivo, entre outros. No entanto, para que essa figura de linguagem seja executada com êxito, é preciso que o leitor ainda consiga identificar o termo faltando na frase.
No caso de "João estava cansado. Preferiu ir direto para casa e dormir", o sujeito João não está presente na segunda oração. Foi utilizado apenas o verbo "preferiu". Porém, a partir da conjugação de tal verbo e o contexto da oração anterior, sabemos que ''quem'' preferiu ir direto para casa e dormir foi o sujeito João. Ele não estava explícito na segunda oração como estava na primeira, mas mesmo assim conseguimos identificá-lo.
As elipses são muito utilizadas como um recurso estilístico nos textos. Essa figura de linguagem pode ajudar na construção de histórias mais expressivas e coesas.
Aprenda mais sobre elipses aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53326787