"Não se pode numerar nem compreender a multidão de bárbaro gentio que semeou a natureza por toda essa terra do Brasil; porque ninguém pode pelo sertão dentro caminhar seguro, nem passar por terra onde não acha povoações de índios armados contra todas as nações humanas, e assim como são muitos permitiu Deus que fossem contrários uns dos outros, e que houvesse entre eles grandes ódios e discórdias, porque se assim não fossem os portugueses não poderiam viver na terra nem seria possível conquistar tamanho poder de gente. " GÂNDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da terra do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2008, p. 65. De acordo com o contexto apresentado pelo texto, a estratégia utilizada para o estabelecimento dos portugueses no Brasil foi A ignorar a presença dos indígenas. B estudar o território para poder dominá-lo. C unir-se aos franceses para fortalecerem sua frota marítima. D associar-se com alguns grupos indígenas que conheciam a região
Respostas
A alternativa D é a correta, uma vez que, como o próprio texto diz, haviam inúmeras tribos indígenas que tinham proteção suficiente para fazer com que os portugueses não continuassem nas terras do Brasil, todavia, através da apropriação que os portugueses fizeram com os índios, houve essa maior liberdade para os colonizadores explorarem a região.
A apropriação dos portugueses para com os índios e suas características
Sabe-se que o processo de colonização brasileiro foi marcado tanto pela exploração dos nossos bens naturais, como pela apropriação da cultura inicial. Sendo assim, o conceito de apropriação diz respeito ao contato entre as duas populações, todavia, sabe-se também que inicialmente houve uma apropriação religiosa.
Essa é comprovada através da missão que os jesuítas portugueses tinham, que era a catequização e expansão do catolicismo. Da mesma maneira que no âmbito religioso, houve a apropriação cultural e da língua, o que permitiu uma vantagem para os colonizadores.
Leia mais sobre A apropriação dos portugueses para com os índios: https://brainly.com.br/tarefa/11789555
#SPJ4