Diante de uma profunda crise econômica e de uma aristocracia que buscava, a todo custo, recuperar o domínio sobre seu estado, a burguesia francesa foi o grupo social que, devido ao consenso de ideias em torno do liberalismo clássico e da defesa do constitucionalismo, foi capaz de proporcionar uma unidade coletiva ao movimento revolucionário nascido da insatisfação do terceiro estado francês. A revolução francesa deu-se, basicamente, para a extinguir definitivamente a influência do clero no plano político e religioso. B concretizar as aspirações dos camponeses, operários e artesãos no tocante a serem grupos políticos. C depor o rei luís xvi. D permitir a ascensão da burguesia no plano de poder econômico e político. E fomentar as desigualdades sociais já existentes
Respostas
Com base nos exemplos de casos apresentados na pergunta, a afirmação alternativa correta é: B atende às aspirações de agricultores, trabalhadores e artesãos em termos de se tornar um grupo político.
Revolução Francesa
O evento da Revolução Francesa foi uma das grandes revoluções mundiais que mudou a ordem da vida das pessoas, especialmente para o povo francês. O incidente ocorreu em 1789-1799. A causa deste incidente foi a insatisfação com o regime. O Ancien regime era um sistema aristocrático na França sob as dinastias Valois e Bourbon nos séculos XIV a XVIII.
Essa insatisfação resultou em uma economia insalubre, colheitas ruins, aumento dos preços dos alimentos e um sistema de transporte inadequado, resultando em ódio do povo ao governo. Após a Revolução Francesa, o sistema político na França era claramente visível, onde o poder absoluto era fortemente denunciado pelo povo. No campo social, o impacto que ocorreu é que a estratificação social na França foi abolida e fornece direitos e obrigações iguais a todas as pessoas.
Saiba mais sobre a revolução francesa: brainly.com.br/tasa/2655336
#SPJ4