A ação pedagógica é objetivamente uma violência simbólica, num primeiro sentido, enquanto que as relações de força entre os grupos ou as classes constitutivas de uma formação social estão na base do poder arbitrário que é a condição da instauração de uma relação de comunicação pedagógica, isto é, da imposição e da inculcação de um arbitrário cultural segundo um modo arbitrário de imposição e de inculcação (educação). (BOURDIEU e PASSERON, 1970 p. 27).
Com base no trecho acima e em seus conhecimentos sobre Bourdieu, assinale a alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
a)
De acordo com esse pensador, existe uma violência que está intrínseca à ação pedagógica e, portanto, ao processo de formação escolar.
b)
Para esse pensador, a educação só tem sentido se for pensada para evitar que Auschwtiz se repita.
c)
Para ele, a educação não influencia a reprodução ou manutenção da sociedade.
d)
Bourdieu aponta que apenas a educação consegue trazer à tona outras culturas, além da dominante.
e)
Bourdieu aponta a ação pedagógica como um instrumento de emancipação.
Respostas
Uma das principais teorias de Pierre Bourdieu é a violência simbólica do Estado. Ainda para esse pensador, o próprio processo pedagógico é imbuído de tal violência simbólica. Sendo assim, a resposta correta é a alternativa A.
A) De acordo com esse pensador, existe uma violência que está intrínseca à ação pedagógica e, portanto, ao processo de formação escolar.
Pierre Bourdieu
Considerado um dos pensadores mais influentes do século XX, Pierre Bourdieu foi um etnólogo, filósofo e sociólogo francês que desenvolveu inúmeras teorias e contribuiu fortemente para o desenvolvimento das Ciências Sociais.
As principais contribuições de Bourdieu estão no âmbito da discussão dos tipos de poderes. Ele trata a estrutura social como um sistema hierárquico, onde as relações são determinadas conforme as fontes de poder. Sendo assim, para o teórico, o poder pode ter diversas fontes. São as fontes do poder, segundo Bourdieu: poder financeiro, cultural, social e simbólico.
Ainda no mesmo âmbito, Pierre Bourdieu desenvolveu uma das teorias mais importantes para a compreensão da ação do estado. A teoria trata a respeito do Poder Simbólico do Estado e de como ele é o detentor do direito de usar tal poder simbólico de forma coercitiva.
Entenda mais sobre Pierre Bourdieu aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23163176
#SPJ1
Resposta:
a)
De acordo com esse pensador, existe uma violência que está intrínseca à ação pedagógica e, portanto, ao processo de formação escolar.
c)
De acordo com as ideias desse filósofo, o objetivo da proposta de inteligência coletiva é transformar o saber na base principal das relações humanas.
b)
O texto se refere à inteligência coletiva.
d)
Para a autora, a política é uma possibilidade de mudança e só ocorre em uma perspectiva de coletividade.
Explicação:
CORREGIDO PELO AVA.