A ação pedagógica é objetivamente uma violência simbólica, num primeiro sentido, enquanto que as relações de força entre os grupos ou as classes constitutivas de uma formação social estão na base do poder arbitrário que é a condição da instauração de uma relação de comunicação pedagógica, isto é, da imposição e da inculcação de um arbitrário cultural segundo um modo arbitrário de imposição e de inculcação (educação). (BOURDIEU e PASSERON, 1970 p. 27)
Respostas
Na opinião desse pensador, a violência é inerente às atividades educativas e, portanto, ao processo de escolarização. Alternativa E.
Violência atribuída a ação pedagógica
Os escritores Jean-Claude Passeron e Pierre Bourdieu discutem essa violência simbólica em seu livro: Elementos da Teoria dos Sistemas Educacionais.
Todo o foco foi mostrar que as instituições educacionais acabam por influenciar os paradigmas sociais, equalizando-os, diferenciando-os e até mesmo minando-os.
Por fim, segundo Bourdieu, existem quatro tipos de capital: capital econômico, social, cultural e simbólico. Somos socialmente conceituados como os últimos a influenciar diretamente a violência simbólica porque ele é a causa.
De acordo com as alternativas:
a. Para esse pensador, a educação só tem sentido se for pensada para evitar que Auschwtiz se repita.
b. Bourdieu aponta que apenas a educação consegue trazer à tona outras culturas, além da dominante.
c. Para ele, a educação não influencia a reprodução ou manutenção da sociedade.
d. Bourdieu aponta a ação pedagógica como um instrumento de emancipação.
e. De acordo com esse pensador, existe uma violência que está intrínseca à ação pedagógica e, portanto, ao processo de formação escolar.
Leia mais sobre violência pedagógica em: https://brainly.com.br/tarefa/52560286
#SPJ4
Resposta:resposta A) De acordo com esse pensador…
Explicação:
corrigido pelo Ava