1 As substâncias encontradas na natureza são formadas por um conjunto de átomos ou íons por meio das ligações químicas iônica, covalente ou metálica. Responda às questões sobre as ligações químicas considerando os pares de átomos genéricos. 1. X (Z = 11) e Y (Z = 8) II. W (Z = 7) e T (Z = 17) a) Identifique cada átomo como não ametal ou metal, de acordo com a distribuição eletrônica. b) Determine o tipo de ligação química em cada um dos pares. c) Represente a fórmula de Lewis para os compostos formados pelos pares representados em lell. d) Qual é a fórmula do composto formado em le ll?
Respostas
Resposta:"Para obter os oito elétrons na camada de valência como previsto na regra do octeto, os átomos estabelecem ligações entre si, que variam de acordo com a necessidade de doar, receber ou compartilhar elétrons e também com a natureza dos átomos ligantes.
Ligações iônicas
Também conhecidas com ligações eletrovalentes ou heteropolares, acontecem entre metais e elementos muito eletronegativos (ametais e hidrogênio). Nesse tipo de ligação, os metais tendem a perder elétrons, transformando-se em cátions (íons positivos), e os ametais e o hidrogênio ganham elétrons, tornando-se ânions (íons negativos).
Os compostos iônicos são duros e quebradiços, possuem alto ponto de ebulição e conduzem corrente elétrica quando estão no estado líquido ou diluídos em água.
Ligação iônica entre o sódio (Na+) e o cloro (Cl-) na qual o sódio doa um elétron para o cloro.
Observação: Fique atento ao fato de que o átomo que ganha elétrons vai se tornar um íon com sinal negativo e que o átomo que perde elétrons fica com sinal positivo.
Exemplos de substâncias iônicas:
Bicarbonato (HCO3-);
Amônio (NH4+);
Sulfato (SO4-).
Para saber mais detalhes sobre esse tipo de ligação química
Explicação: