De acordo com a unidade de aprendizagem "Processo de saúde e doença" , a doença é considerada como ausência de saúde, um estado que, ao atingir um indivíduo, provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo). Sendo assim, diante do exposto sobre questões de doenças, faz-se necessário compreender o processo saúde-doença que surge a partir de diferentes dimensões, dentre elas a dimensão epidemiológica e dimensão das interfaces ambientais. Após ter lido esse capítulo escreva como as dimensões epidemiológicas e interfaces ambientais se relacionam com o processo saúde-doença.
Respostas
Resposta:
Em epidemiologia, o uso indiscriminado de diferentes termos tem origem na confluência de métodos, práticas e tradições de múltiplas profissões e disciplinas. Esta proposta convida à reflexão sobre o significado dos termos visando a seu uso mais racional. Indicador: conceito de maior abrangência que inclui qualquer medida ou observação classificável -qualitativa e quantitativa- capaz de "revelar" uma situação não aparente. Índices: constituídos por medidas que integram múltiplas dimensões.
O denominador representa o coletivo em risco. Medidas do tipo Taxa: restringe-se o uso à ocorrência de eventos incidentes por pessoa-tempo. Medidas do tipo Razão: relação entre duas magnitudes da mesma dimensão em que numerador e denominador pertencem a categorias mutuamente excludentes. Chances (Odds): tipo de razão que expressa a relação entre probabilidades complementares e contrárias utilizada na análise de estudos de Caso-Controle, Citam-se exemplos e fazem-se considerações sobre casos especiais como os indicadores de mortalidade materna e infantil.
(tentei resumir ao máximo)
Explicação:
Espero que eu tenha ajudado, bons estudos! (pode-me colocar como melhor resposta? <3)