O cultivo de espécies vegetais para comercialização pode apresentar alguns problemas fisiológicos durante o seu desenvolvimento. Várias medidas podem ser adotadas a fim de evitar a ocorrência de doenças e problemas diversos em plantas ou mesmo reduzir seu impacto no produto comercial.
Como agrônomo, você é chamado em determinada fazenda para prestar serviços na condição de consultor.
Com base em tais situações, responda.
1 - O que prejudica o desenvolvimento da cebola (duplo bulbo e catafilos verdes)? Como isso pode ser evitado?
2 - Quais são os fatores que provocaram o afloramento dos rizomas das bananeiras? Como essa situação pode ser resolvida?
Respostas
Resposta: 1 - Os catafilos da cebola (Allium cepa - Alliaceae) são folhas reduzidas que cobrem o bulbo, e a coloração verde nessas estruturas superficiais indica que os bulbos foram expostos à luz excessiva. A cor verde nada mais é do que a clorofila da planta ativada. É preciso conferir se só os catafilos superficiais foram atingidos ou os mais internos também. Esse problema fisiológico pode prejudicar a comercialização da cebola.
Para evitar tal tipo de problema, recomenda-se proteger as cebolas da exposição solar. Muitas vezes, perto da colheita, os bulbos podem ficar com a parte superior exposta depois de períodos de chuvas excessivas, que removem a cobertura superficial do solo.
Os bulbos duplos são um grave problema, pois, nessa condição, as plantas não são aprovadas para a comercialização. Isso acontece porque houve excesso de água no solo ou de nitrogênio, provocando distúrbio fisiológico na formação do bulbo. Na próxima safra, recomenda-se a supervisão de um profissional para acompanhar o processo de adubação e irrigação do solo. O processo depende da análise do solo e compatibilidade das características edáficas em relação à variedade cultivada.
2 - O afloramento do rizoma ocorre quando o caule da bananeira, que é subterrâneo e sustenta a planta, fica próximo ao nível do solo. O plantio das bananas precisa ser feito em covas profundas e compatíveis, pois algumas variedades tendem a expor o rizoma durante o desenvolvimento.
O rizoma é o caule verdadeiro da planta (Musa - Musaceae), dele serão formadas as raízes, folhas, pseudocaule e frutos. Quando exposto, oferece perigo de tombamento à planta, pois ela perde boa parte da sua estrutura de fixação no solo.
Para resolver o problema, recomenda-se que as plantas sejam escoradas, tendo em vista que, durante o processo de frutificação, elas ficam mais pesadas. No plantio de novas bananeiras, as covas devem ser aprofundadas.
Explicação: