a) Por que os atletas da modalidade de 100 m rasos não disputam maratonas, visto que são mais rápidos? b) Durante a exibição do replay de uma prova de 100 m rasos, percebeu-se que ocorre a diminuição da velocidade dos atletas. Por que isso ocorre? c) O que são vias aeróbia e anaeróbia? Existem modalidades que utilizam as duas formas de proução de energia? Quais modalidades olímpicas poderia citar como exemplo para cada uma delas?
Respostas
Baseado em nossos conhecimento sobre atletismo é possível afirmar que:
a) Atletas de corridas rápidas não disputam maratonas porque são provas de treinamento e preparo físico completamente diferentes. Nas corridas de explosão, existe uma capacidade muscular de força e resistência específica entretanto não se caracteriza por manter, por um determinado período de tempo, a máxima velocidade. A resistência de velocidade é dependente da capacidade e potência anaeróbica e aeróbica dos corredores. Ele não só precisa ser forte, ele precisa conseguir manter esta força por longos períodos.
b) Ao se assistir o replay é possível notar a decomposição das 4 fases existente em provas de explosão, como as 100m rasos, a fase de reação, fase de aceleração, fase de velocidade máxima e fase de desaceleração.
c) As vias aeróbicas são entendida como aquelas que se utilizam do O2 como via para obtenção de energia, enquanto a anaeróbica utiliza a fermentação e a glicólise.
Para entender sobre vias metabólicas e assim preparar melhor os atletas, se faz necessário, o estudo da bioenergética, que pode ser entendida como energia obtida através dos alimentos que são metabolizados a partir de reações químicas anaeróbias (ausência de O2) e aeróbias (presença de O2).
As modalidades de corridas são exemplos clássicos de uma modalidade que exige em termos energéticos a utilização mista de substratos.
Os movimentos de explosão e rapidez executados em uma corrida curta são derivados da ressíntese bioquímica de ATP-PC e de processos anaeróbicos.
Porém, o tempo de duração de uma maratona solicita de maneira considerável o sistema aeróbio, com utilização direta do oxigênio na produção de ATP o que irá garantir a resistencia longa desse corredores.
Perfil físico dos Atletas
Modalidades deportivas diferentes exigem diferentes características físicas.
Algumas das diferenças entre atletas são de ordem estratégica. Por exemplo, goleiros, no futebol, tendem a ser mais altos e fortes que atacantes, que precisam ser ágeis.
Não é a modalidade que molda o físico do atleta, são as características físicas da pessoa que a torna um talento em determinada modalidade.
Esportes de curta duração exigem dos atletas uma grande de produção de energia em um tempo muito curto. E para isso é bom ter uma grande massa muscular, via de produção da energia que será utilizada. Aqui há baixo consumo de O2.
Por sua vez, esporte de longa duração, como partidas de tênis, dependem da capacidade do atleta gerar e manter sua energia por um longo período, por isso normalmente são magros e altos, aqui se depende de capacidade de oxigenação.
Aprenda mais sobre vias metabólicas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50404889
#SPJ1