prove que todo inteiro positivo é uma potência de 2 ou pode ser escrito como a soma de distintas potências de 2.
Respostas
Foi possível demonstrar através do princípio de indução finita que todo inteiro positivo pode ser escrito como soma de distintas potências de 2.
Princípio da indução finita
Se n pode ser escrito como uma soma de potências distintas de dois, vamos denotar essa soma como f(n). Sendo assim vamos aplicar o princípio da indução finita:
- Quando n=1, 1 = .A afirmação é verdadeira;
- Supondo agora que a afirmação seja verdadeira quando n = j, 1 ≤ j ≤ k.
Então j pode ser escrito como uma soma de potências distintas de dois. Teremos que provar que a afirmação é verdadeira quando n = k + 1, isto é, (k + 1) pode ser escrito como uma soma de potências distintas de dois.
1° Caso: k + 1 é um inteiro positivo ímpar
Então k é um inteiro positivo par. Pela suposição, k pode ser escrito como soma de potências distintas de dois. Como k é par não está incluído (caso contrário, k será ímpar). Então k+1 pode ser escrito como que é a soma de distintos potências de dois.
2° Caso: k + 1 é par
Então é um número inteiro positivo, e . Pela suposição pode ser escrito como soma de potências distintas de dois. Então k + 1 pode ser escrito como . Uma vez que todas as potências são distintas, então todos as potências em também serão distintas. Por indução, a afirmação é verdadeira.
Saiba mais sobre princípio da indução finita:https://brainly.com.br/tarefa/53291800
#SPJ4