• Matéria: Biologia
  • Autor: Juliamdrs
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma proteína apresenta 99 ligações peptídicas . Sabendo que o gene que codifica tal proteína seja totalmente transcrito sem nenhuma perda ou remoção de nucleotídeos , calcule : ( As respostas serão consideradas somente mediante a apresentação de cálculos e / ou raciocínio ) . A ) o número de aminoácidos presentes na proteína formada . B ) o número de nucleotídeos que constitui o gene . C ) o número de códons que constitui o gene .​

Respostas

respondido por: lauraaxda
0

A) Se uma proteína apresenta 99 ligações peptídicas, ela terá 100 aminoácidos, pois as ligações peptídicas ocorrem entre e os aminoácidos e o número de ligações peptídicas é o número de aminoácidos subtraindo-se 1.

B) Se cada aminoácido é recrutado a partir de um códon e cada códon é resultante de uma tríade de nucleotídeos, 300 nucleotídeos serão necessários para formar uma proteína com 100 aminoácidos.

C) Os códons são trincas de nucleotídeos. Para cada códon, adiciona-se um aminoácido à proteína. Portanto, se temos 100 aminoácidos, teremos 100 códons.

Síntese proteica

A síntese proteica ocorre em todos os seres vivos. Nesse processo, o DNA "comanda" a produção de proteínas, determinando a quantidade e sequência dos aminoácidos que irão compor  o polipeptídeo. A forma como os aminoácidos se organizam determinam a função e a estrutura da proteína.

Isso é feito, primeiro, pela transcrição de um trecho de DNA em um RNA mensageiro. O RNA mensageiro possui uma sequência de nucleotídeos correspondente à sequência de DNA.

Ocorre, então, a tradução: com o auxílio de um ribossomo, cada trinca (ou códon) de nucleotídeos irá determinar a adição de um aminoácido específico na cadeia polipeptídica. Ao final, teremos uma proteína formada com um aminoácido pra cada códon traduzido.

Veja mais sobre a síntese proteica aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/52114813

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares